Por Ricardo Cordeiro


A exposição Viagens Vegetais está patente na galeria de exposições temporárias da UBI até finais de Junho

Viagens Vegetais é o titulo da exposição de papel artesanal aberta ao público até ao próximo dia 30 de Junho de 2002, na galeria de exposições temporárias do Museu de Lanifícios da UBI.
A exposição reflecte as mais recentes experiências realizadas no campo do papel artesanal por Céu Vigário, que apresenta uma série de trabalhos executados em pasta de papel.
Quando prepara a pasta, Céu Vigário, junta-lhe alguns elementos vegetais como: sementes, raízes ou fibras têxteis, um pouco do que vai encontrando.
Enquanto resultado de experiências feitas com produtos do mundo vegetal, estes trabalhos contribuem para fazer "ressaltar as virtualidades estéticas do papel, uma fibra vegetal de grande plasticidade que pode assumir diversas texturas", explica a artista. Partindo do quase nada, estes suportes manufacturados por si e secos ao sol, valorizam os gestos de trabalho que estão associados aos processos manufactureiros do fabrico do papel.
O circulo é a forma geométrica preferida de Céu Vigário, "Comecei por trabalhar com círculos e passei a ter tanto prazer em trabalhar com a roda, o redondo, que já não me apetece experimentar algo diferente. Tal como todos os trabalhos que estão nesta exposição, foi como um processo natural que foi surgindo, não foi uma coisa esquematizada previamente, com um plano rígido", afirmou a artista. "Todos estes trabalhos foram feitos à mão e com materiais reciclados, aproveitados", continuou.
Quanto ao titulo desta exposição, Céu Vigário escolheu Viagens Vegetais "por causa das viagens que as sementes fazem à volta da Terra e da propagação que elas têm ao longo do espaço e do tempo ", justificou a artista.