O Moto Clube da Covilhã admite realizar de novo a prova no próximo ano
Nacional de Freestyle
Humberto Ribeiro volta a vencer na Covilhã

O Nacional de Freestyle teve início na Covilhã e lançou o actual para a frente da classificação. A Federação ficou satisfeita e o Moto Clube já pensa em novos vôos.


Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


Cerca de um milhar de pessoas assistiu, no domingo, 12, ao arranque do Nacional de Freestyle no Aeródromo da Covilhã. O campeão português em título, Humberto Ribeiro, assumiu, na prova de abertura da temporada 2002, o comando da classificação. A cidade serrana acaba, assim, por se tornar um talismã para o motociclista uma vez que, já em 2001 foi o palco para a consagração do piloto naquela que foi, então, a última etapa do circuito. As acrobacias de Ribeiro valeram-lhe um total de 1453 pontos nas três mangas, o que chegou para averbar os 25 pontos em disputa para o campeonato. Na segunda posição, Nélson Mendes conseguiu 1328 pontos, apenas mais cinco que Ricardo Domingos, que se classificou na terceira posição.
No final, Rui Santos, presidente do Moto Clube da Covilhã, entidade organizadora, mostra-se satisfeito com o resultado e admite nova organização no próximo ano. Depois de uma prova à experiência em 2001, que, sublinha o dirigente, "apesar do mau tempo até correu bem", a aposta agora, é na manutenção da cidade no circuito nacional da modalidade, ainda que, continua Rui Santos, "a prova envolva cerca de cinco mil euros e bastantes pessoas". O sonho do Moto Clube pode tornar-se mesmo em realidade, até porque o representante da Federação Portuguesa de Motociclismo (FPM), Rui Correia, se mostrou impressionado com a organização: "O Moto Clube esmerou-se e, com esta qualidade, a prova tem que se manter". A única coisa que a FPM exige, revela, "é uma pista de 200 por sete metros e muita segurança". Este ano, conclui, "está tudo perfeito".

Motocross em Agosto

Depois da organização da primeira ronda do nacional de freestyle, o Moto Clube serrano prepara-se para colaborar na edição 2002 da maratona motociclista "Portugal de Lés a Lés", que este ano tem paragem para "reabastecimento" em Vales do Rio, no dia 31 de Maio, sexta-feira. Para 25 de Agosto está prevista a realização de uma prova a contar para o Regional de Motocross. A corrida, destinada a máquinas de 125 e 250 centímetros cúbicos, tem lugar na pista de Silvares, Fundão, que, para o efeito vai ser remodelada. Outro dos objectivos é conseguir uma prova do Nacional na próxima temporada, mas para isso, lembra Rui Santos, "é preciso uma pista".