Ficha do Jogo

Campeonato Nacional da 2ª Divisão B Zona Centro
36ª jornada
Estádio Marcolino de Castro
(19/05/2002)

Árbitro:
António Estáquio (Leiria)
Auxiliares: Soeiro da Silva
Hélder Silva

Feirense: 3
Daniel; Adelino, Saul, Galhano, Marco; Alcino(Kata 69m), Daniel, Peter; Charles(David 60m), Vítor e Magano(Santos 81m).
Treinador: Henrique Nunes
Disciplina: Cartão amarelo para Dani(14m), Kata(63m) e David(84m)
Marcadores: Charles (36m), Magano(38m) e Vítor(74m)


Sp. Covilhã: 4
Celso; Rui Morais, João Carlos, Piguita, Trindade(cap.); Túbia(Hélder Gomes 45m), Capelas(Hermes 45m), Chalana(Alexandre 65m), Filipe Avelar, Marco Abreu; Riça.

Treinador: João Cavaleiro

Disciplina: Cartão amarelo para Piguita(40m)

Marcadores: Riça (14m e 52m), Hermes(57m) e Marco Abreu(88m)





Classificação:

1º. Sp. Covilhã.......76p
2º. Sp. Pombal........73p
3º. Torreense..........70p
4º. Odivelas............67p
(.............)
20º. Alcains............22p

36ª Jornada da 2ª Divisão B; A quatro pontos do sonho
Jogo louco traz II liga para mais perto da Serra

O Sp. Covilhã alcançou uma vitória extremamente importante como difícil contra o Feirense. Foi um jogo emocionante, e mais um passo para a concretização do objectivo II Liga.


Por Francisco Carvalho


Sete golos, muita emoção, incerteza e entrega. Estes foram os condimentos de um jogo verdadeiramente louco, e onde se viu a alma dos serranos, que nunca deixaram de lutar pela vitória.
O Sp. Covilhã apresentou-se no campo do Feirense com um meio campo reforçado, contando com a tripla Chalana, Filipe Avelar e Riça para o ataque.
Os "leões da serra" começaram logo a controlar os acontecimentos, e a empurrar o adversário para a sua defesa. Aos 14', surge o primeiro tento da partida para o Covilhã. Filipe Avelar é derrubado por Daniel na grande área após bela jogada em velocidade, e é assinalado pénalti. Riça não perdoa e abre o activo. O jogo entra então numa fase morta, com muitas bolas pelo ar e nenhuma criatividade.
Mas tudo muda depois da meia hora. É nessa altura que o Feirense opera a reviravolta, ao aproveitar duas falhas dos centrais covilhanenses. A primeira foi aos 36', com Charles a aparecer isolado na grande área e a desviar para a baliza. Descontentes com o empate, os homens do Feirense marcam volvidos dois minutos. Magano recebe um cruzamento da direita e sem marcação cabeceia para a baliza de Celso, após falha de Piguita. O Covilhã tenta responder a esta desvantagem mas Chalana não aproveita a boa jogada de Filipe Avelar e Marco Abreu, e remata ao lado. A primeira metade termina com este lance.

Querer e sofrer

João Cavaleiro arrisca muito ao intervalo, fazendo entrar Hélder Gomes e Hermes para a frente de ataque. A pressão acentua-se e os resultados não se fazem esperar. Aos 52', Riça aproveita uma bola perdida na grande área, e com um remate em jeito empata a partida. O jogo era de sentido único e aos 57', Daniel brilha ao defender na mesma jogada tiros de Hermes e Riça, que levavam o selo de golo. Mas seis minutos depois foi impotente perante a recarga de Hermes a remate de Piguita. Estava de novo o Sp. Covilhã na frente, e João Cavaleiro tenta defender o resultado fazendo entrar Alexandre. Mas o Feirense volta à carga e não enjeita outra falha de Piguita. Vítor aproveita e bate Celso pela terceira vez na partida. Decorria o minuto 74. Dez minutos depois, Vítor é de novo protagonista, mas desta vez remata ao lado.
E quando todos já esperavam o empate, surge o lance decisivo. Marco Abreu, num lance de raiva, ganha um ressalto, passa por vários adversários e remata, com a bola a descobrir o fundo das redes. Chegava então a vitória do Covilhã, que resistiu às últimas investidas do Feirense até final.
Foi uma vitória importante porque permitiu aos serranos afastarem-se do Pombal, que empatou a zero em Alcains.
Mas foi um jogo muito atípico, onde a defesa do Covilhã não demonstrou a sua habitual sobriedade e eficácia. Valeu uma frente de ataque concretizadora, com Riça e Hermes a fazerem o gosto ao pé. Foi preciso sofrer muito, mas a subida está cada vez no horizonte.
Na próxima jornada o Covilhã recebe o ainda candidato Torreense, num jogo que se espera muito quente e emocionante.