Anabela Gradim

News for nerds?


Há já algumas semanas que o Akademia, jornal on-line do Ensino Superior, e ainda um work in progress está on-line e aberto à participação da comunidade - não só da UBI, mas de todos quantos tenham afinidade pelas questões e temáticas aí debatidas.
Ainda é difícil definir hoje o que o Akademia é. Um jornal? Um forum? Uma lista de discussão com posting editado dos comentários? Mas mais difícil ainda é dizer aquilo que virá a ser. Porque ainda ninguém sabe. E porque se está testando. Mas é quase certo que a forma final do Akademia - se este porventura vier a cristalizar numa versão final - será diferente daquela que tem hoje.
Porque o tipo de informação e discussão que um meio com estas características promove está ainda em construção, ninguém sabe exactamente qual será, ou, sequer, os rumos mais previsíveis no futuro próximo, e muito desse produto dependerá da forma que lhe vierem a dar os seus utilizadores. De resto a futorologia tem sido inclemente para os ciberprofetas, e algumas das suas previsões, aliás não muito distantes de nós no tempo, são hoje perfeitamente hilariantes. Por isso também não sei por que caminhos, novos ou já trilhados, o Akademia enveredará; e nem sequer se este tipo de informação representa uma mais-valia em relação às formas clássicas de jornalismo, ou se, pelo contrário, uma fragmentação e uma regressão no sentido do nonsense que caracteriza o contemporâneo excesso de informação. Também podem tratar-se de novos modos de informar, mais livres, menos sujeitos à repressão tanto de forma como da matéria. Ou, pelo contrário, de uma rede sem centro onde se perdeu de vista o lugar do poder, mas onde este não deixou de existir.
Creio apenas que as novas formas não canibalizarão as antigas. No mais as respostas a estas e outras questões hão-de surgir à medida que os novos meios forem sendo explorados, revelando o seu potencial, mas também as suas limitações. Jornalismo sem jornalistas. News by the people, for the people. Ou outra coisa qualquer, quem sabe? No momento presente é preciso sobretudo encontrar nerds for news, para que o Akademia como espaço de vocação plural e dialógica possa cumprir todas as suas potencialidades.