Por Ana Maria Fonseca


Fernada Proença é a nova presidente da Adega Cooperativa da Covilhã

A primeira mulher a ter a seu cargo o destino da Adega Cooperativa da Covilhã tomou posse na passada quinta feira, 25.
"Espera-nos muito trabalho e dedicação", disse, uma vez que a Adega não atravessa uma das suas melhores fases. A equipa assume-se como um grupo de pessoas "interessadas em dignificar o nome desta cooperativa", transformando a Adega numa "imagem de marca da Covilhã e da região", refere Fernanda Proença.
Prometem também "tornar claro o que parece nubloso", e investigar o que não conhecem, uma vez que não sabem o que vão encontrar no que diz respeito às finanças da Adega. Querem tornar sólida a Adega Cooperativa e, para tal, dizem que se aproxima um tempo de "rigor e gestão cautelosa".
A anterior direcção, que esteve 12 anos à frente dos interesses da adega, não esteve representada na cerimónia de tomada de posse do novo executivo.
Fernanda Proença não comentou a não comparência da direcção cessante, dizendo apenas que ficou surpreendida com esta ausência, uma vez que tinham combinado "vir cá e entregar os dossiers". Afirma que o único conhecimento que a actual direcção tem da situação da Adega é o relatório de contas.
A Assembleia Geral onde a nova equipa tomou posse foi "a mais concorrida de sempre" o que, na opinião da recém empossada presidente revela a "vontade de mudança" dos sócios. A nova direcção foi eleita com 149 votos a favor, numa assembleia onde votaram 206 sócios, e 54 escolheram a antiga direcção.

"Não nos enclausuraremos"

A equipa diz desconhecer o actual estado da Adega e promete estabelecer "critérios remuneratórios que satisfaçam sócios e trabalhadores", uma vez que os consideram "pedra angular". Contam com a colaboração dos sócios e prometem, "não nos enclausuraremos".
Fernanda Proença diz que esta não é a melhor altura para a Adega, mas que a crise acontece a nível nacional e internacional e deixa apenas uma promessa no ar, rebatendo a campanha de 2000 que "foi muito mal paga". "Venham pôr aqui as uvas e serão recompensados".
Da direcção fazem ainda parte Manuel Silva Raposo, presidente da Mesa da Assembleia Geral, João Hipólito Pinto, vice-presidente e Óscar Martins, secretário.
A direcção presidida por Fernanda Proença conta ainda com Manuel Brancal, vice-presidente, Carlos Barradas, 1º tesoureiro, Laurindo Matos, 2º tesoureiro e António Andrade, secretário.
Do Conselho Fiscal fazem parte José Manuel Duarte, presidente, Mário Pinto de Moura, 1º vogal e Manuel Pinto, 2º vogal.