Por Paulo Galhardo



Uma cena de "Ghost in the Shell", uma das animações em exibição

Uma vez mais o Cine Clube da Beira Interior procurou atrair e agradar ao público, alargando o seu já vasto repertório com um ciclo de Anime, organizado também em conjunto com a associação Zero em Comportamento e outros Cine Clubes do País (Faro e Guimarães).
Pedro Ramos, presidente do CCBI, fez um balanço muito positivo no final do certame, satisfeito com a adesão do público. O Anime "sintetiza o melhor da imagem real com alguns elementos básicos e importantes da animação, chegando a um vasto leque de públicos", comentou, acrescentando que este tipo de animação, com elementos próprios da cultura japonesa, que "sendo claros e identificáveis têm tendência a universalizar-se, agradando aos públicos, em especial o mais jovem".
Numa iniciativa que também marca a primeira cooperação com a Zero em Comportamento, "que tinha já feito um ciclo de Anime em Lisboa e possuía os contactos mais adiantados" Pedro Campos adianta ainda que esta associação receberá um programa em Lisboa e simultaneamente promoverá o festival do IMAGO. Esta interacção entre associações é desejada, uma vez que, "sustentadas em estruturas não lucrativas mas desenvolvidas, podem intervir no panorama audiovisual português, tendo a capacidade de trazer e mostrar "fitas" que não sendo "comerciais" não seriam exibidas ao público português ou em alguns casos não passariam em algumas regiões", refere.
A selecção criteriosa dos filmes, demonstra como existe um conjunto de possibilidades diferentes neste tipo de cinema, a profundidade de alguns temas, de histórias e personagens. "Blood - The Last Vampire", "Ghost in the Shell" e "Perfect Blue" foram as películas exibidas.

 



IMAGO membro da Coordenação Europeia de Festivais



O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem, IMAGO, é
membro da Coordenação Europeia de Festivais de Cinema. A confirmação chegou durante a passada semana, tornando o IMAGO no sétimo festival português a fazer parte deste organismo, a par dos festivais de Vila do Conde, Algarve, Troia, Encontros de Cinema Documental- Amascultura, Ulisses/Lisboa e Fantasporto.
A nível da Europa são 150 os membros da Coordenação, entre os quais estão alguns dos mais importantes festivais de cinema europeus.
Esta entrada na Coordenação vem "conferir ao certame covilhanense uma importância e um estatuto fundamentais para o seu desenvolvimento futuro, nacional e internacionalmente", refere o director do IMAGO, Pedro Ramos, em comunicado à imprensa.