Por Viviana Vieira


"Para toda a região é muito importante ter uma prova desta envergadura", afirma Jorge Patrão, presidente da RTSE

Franz Tschager foi o vencedor da Rampa Internacional da Serra da Estrela 2002, disputada durante o fim-de-semana de 25 e 26 de Maio. O piloto, campeão europeu de montanha em automobilismo deliciou com a sua condução os espectadores. Ao volante de um Osella PA 20S, o Italiano foi o melhor entre os 71 participantes. Depois de vinte anos, a Rampa da Serra da Estrela voltou a estar integrada no calendário das principais provas de montanha e conta assim, para o Campeonato Europeu de Montanha da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Este regresso da prova é um acontecimento importante para o turismo da região e para a cidade, afirmou Jorge Patrão, presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela. "Para toda a região é muito importante ter uma prova desta envergadura", referiu e acrescentou, "primeiro porque para fazer publicidade ao campeonato, fala-se da Serra da Estrela durante todo o ano na Europa, e depois há imensas pessoas que vêm e visitam a região e de outra forma não viriam ".
Durante a prova, entre a zona do Estádio Municipal José Santos Pinto e a estrada de acesso às Penhas da Saúde, registraram-se três despistes, com pilotos nacionais, que embateram contra os rails. Não se registaram feridos, nem entre os pilotos, nem entre publico, mas a organização teve que substituir os rails e transportar os automóveis acidentados para que a prova pudesse continuar. Estes despistes puseram à prova as capacidades da organização, que respondeu imediatamente, " os acidentes tiveram uma resposta imediata em termos de segurança e a Federação Internacional conseguiu tomar conta dessa evidência", afirmou David Cabral, Director da Prova.
Com custos a rondar os 45 mil euros, a prova foi financiada pela Câmara Municipal da Covilhã e pela RTSE em partes iguais. Em termos operacionais, a organização da Rampa esteve a cargo do Automóvel Clube de Portugal. Recorde-se que o Campeonato teve inicio no dia 28 de Abril na Áustria, seguindo depois para Espanha no dia 19 de Maio e chegou a Portugal no passado fim de semana. A prova realizada na Covilhã foi a terceira de 11, integradas no calendário europeu da FIA.