Até Março de 2004, em Trancoso
Misericórdia ajuda jovens a encontrar primeiro emprego

NC/Urbi et Orbi


A Santa Casa da Misericórdia de Trancoso vai realizar, até Março de 2004, um programa de requalificação profissional e a aproximação à comunidade. A iniciativa destina-se prioritariamente a jovens à procura do primeiro emprego, mas quer ainda abranger desempregados de média e longa duração, activos que desejem aperfeiçoar-se noutras áreas, mulheres com dificuldades de conjugar a vida pessoal e profissional e todos aqueles que pretendam reorientar a vida profissional.
Designado "Trancoso Sim...à Qualificação", as acções a levar desenvolver compreendem a formação de agentes dinamizadores nas áreas da informática, línguas estrangeiras, comunicação, economia/sociedade e Europa, participação em eventos através do "Clube Iniciativa", que se associa ao projecto e edição de um boletim informativo.
Os promotores do programa querem criar oportunidades inserção profissional e de emprego no concelho, por forma a permitir a fixação sustentada dos jovens, diminuir o risco do desemprego, promover a modernização, diversificação, rejuvenescimento e extensão do tecido empresarial local. Para que estes objectivos sejam atingidos, a Santa Casa prevê quatro acções de 150 horas cada para um máximo de 60 adultos com baixos níveis de escolaridade, seis de 90 horas para jovens ou adultos, num máximo de 72 participantes com dificuldades de utilização ou aplicação das novas tecnologias de informação num contexto profissional.
O investimento no programa "Trancoso Sim...à Qualificação" ronda os 50 mil euros, totalmente financiados pela Medida 5.1 do Programa Operacional de Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS).