Os estudos sobre o planeta Marte sempre atraíram o Homem
Voar noutros planetas
"Missão a Marte"

A utilização de veículos em Marte foi o tema central dos seminários realizados por Fred DeJarnette. O docente americano visitou a UBI, na passada semana e apresentou vários estudos feitos nos Estados Unidos.


Por Catarina Rodrigues


Fred DeJarnette esteve na Universidade da Beira Interior, entre os dias 20 e 24 de Maio ao serviço de uma missão da NATO. Este docente do Departamento de Mechanical & Aerospace Engineering da North Carolina State University, apresentou dois seminários sobre o tema "Airplanes and Airships for Mars". O objectivo foi divulgar e implementar o tema de voo noutros planetas, particularmente em Marte.
O docente expôs vários estudos realizados nos Estados Unidos. DeJarnette dirige uma equipa que investiga quais as medidas científicas adequadas à atmosfera do planeta que tanto apaixona os homens na Terra.
A viabilidade de utilização de alguns veículos na atmosfera de Marte foi o tema central dos seminários. Foram apresentadas algumas investigações sobre robots, balões, dirigíveis e aeronaves. A equipa de Fred DeJarnette concluiu que os balões constituem o melhor meio a utilizar. Segundo Ivan Camelier, presidente do Departamento de Ciências Aeroespaciais da UBI, "há outros grupos a estudar a viabilidade dos dirigíveis e é importante ouvirmos outras opiniões". Camelier admite que se comecem a fazer investigações na UBI para tentar descobrir o que é realmente melhor.
" A Missão a Marte" é um grande projecto iniciado pela NASA, "a presença do professor Fred na UBI serve para nuclear o entusiasmo e o conhecimento sobre esta missão", sublinha Camelier.

UBI em "altos voos"

A Universidade da Beira Interior participa no programa de um curso de Mestrado Internacional em Engenharia Aeroespacial. O programa envolve quatro universidades americanas e cinco universidades europeias entre as quais a UBI. A ideia é que alguns alunos de mestrado e do último ano da licenciatura possam fazer um trabalho científico do outro lado do Atlântico.
É quase certo que no próximo ano, as nove universidades façam uma proposta para o projecto da NASA. O objectivo é conseguir um financiamento que permita continuar com o intercâmbio de estudantes no programa de mestrado.
"A Missão a Marte", apresentada por DeJarnette, foi uma forma da UBI se familiarizar com o projecto. Ivan Camelier afirma que "quando chegar a oportunidade de trabalhar já existirá gente com conhecimentos sobre o assunto".
Fred DeJarnette esteve ao longo de toda a semana disponível para responder a questões sobre a "Missão a Marte" e sobre outros temas relacionados com a engenharia aeroespacial.