Globalização em debate
"Um outro mundo é possível"

João Teixeira Lopes, deputado do Bloco de Esquerda, esteve na Covilhã para sublinhar a necessidade de encontrar um modelo de Globalização alternativo. O deputado destacou ainda a importância da adesão à Euromanif de Sevilha que decorrerá já no próximo mês.

Por Sandra Invêncio


"Não queremos uma Globalização que resultará numa sociedade de vencedores e vencidos, de fortes e fracos onde as minorias não terão lugar". Foi esta a ideia forte desenvolvida por João Teixeira Lopes, deputado bloquista e sociólogo, no dia 28 de Maio no bar Fora d`Horas onde se debateu a globalização.
Luís Franco, membro do núcleo do Bloco de Esquerda (BE) na UBI e organizador desta acção, considera que o bar é "um local agradável e propício" para a troca de ideias. Foi com este intuito, o de estabelecer uma conversação, que o deputado se sentou entre os presentes para discutir assuntos não só relacionados com a Globalização mas também com o estado do Ensino Superior português e a Euromanif de Sevilha que acontecerá no dia 22 de Junho. Estima-se que milhares de pessoas, de vários países e movimentos, estarão na cidade espanhola nesse dia. O BE pretende levar um grande número de pessoas. "É que um outro Mundo é possível, tal como diz o cartaz", afirma o deputado. "Mas para isso é preciso unirmo-nos na grande festa que será Sevilha por uma Europa diferente, mais preocupada com prioridades sociais".
João Teixeira Lopes encontrou duas dezenas de pessoas no Fora d´Horas. Há exactamente dois meses atrás, Francisco Louçã era recebido por um anfiteatro cheio, na sede da AAUBI. "Compreendo que esta é uma época de frequências e trabalhos, todo o final de um ciclo", justifica Luis Franco. "Independentemente do número de pessoas, estes encontros são sempre muito positivos", esclarece o deputado.