Ciclo "A música do cinema, o cinema da música"
Filmes mudos musicados ao vivo na Guarda

Por Victor Amaral


"A actividade de maior fôlego e que encerra mais qualidade" na Mediateca VIII Centenário. É esta a opinião de Victor Afonso, responsável daquele espaço, sobre o Ciclo de Cinema Mudo com Música ao Vivo que a cidade mais alta vai ter oportunidade de ver, e ouvir, durante todo o mês de Junho.
Uma rara oportunidade para ver ou rever as grandes obras-primas da História do Cinema, que surgiram no período mudo, numa altura em que as projecções eram acompanhadas com interpretações improvisadas ao piano ou com uma pequena orquestra. É isso que vai acontecer na Mediateca, numa "tentativa de reforçar a importância da relação entre o cinema clássico e a música".
Vão ser projectados os grandes filmes mudos, restaurados em formato digital, com música interpretada ao vivo, enquanto banda sonora tocada em tempo real da projecção.
O ciclo abre esta sexta feira, 7, com um concerto de uma banda que toca unicamente música concebida para cinema, os Bigodes Band, nomeadamente de Nino Rota, um dos mais importantes compositores para cinema de sempre.
Seguem-se mais cinco espectáculos, até 4 de Julho: "The General/Pamplinas Maquinista, de Buster Keaton, com música original interpretada pelo sexteto de Évora "Os Macacos de Rua", liderado por Gregg Moore - com ligação a vários projectos musicais da região; "Nosferato - O Vampiro", (um dos melhores filmes da história da cinema com a assinatura de Murnau) acompanhado pelo pianista Rodrigo Pinheiro, da Covilhã; "O Gabinete do Dr. Caligari", de Robert Wiene, com música ao vido pelo grupo "Ungala Coi", com quatro músicos entre os quais Albretcht Loops (Alberto Lopes), natural da Guarda e residente no Porto; "O Couraçado PotemKine", de Serguei Eisenstein, com música original dos jovens músicos da Guarda, Luís Andrade e João Louro; "A Quimera do Ouro", de Charlie Chaplin, com o grupo "Heart Of Trio", da Sertã, composto por dois músicos ligados, por formação musical, à Guarda. Por fim, é projectado o filme "O Homem da Câmara de Filmar", de Dziga Vertov, com banda sonora, pré-gravada, dos Alloy Orchestra.
Victor Afonso destaca que o evento tem a particularidade das bandas sonoras originais serem compostas por músicos convidados para o efeito, a maior parte com fortes ligações à Guarda.