Para o secretário de Estado, Pais de Sousa, a articulação de meios é essencial para combater os fogos florestais
Dia Nacional do Bombeiro
Governo acredita que haverá
menos fogos este ano



O Secretário de Estado da Administração Interna, Pais de Sousa, acredita que este ano, haverá menos incêndios florestais. Este responsável salienta os investimentos feitos nesta área e promete incentivar o voluntariado.


Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


"O Governo tudo fará para estimular e incentivar o voluntariado". Foi esta a promessa deixada pelo secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Luís Pais de Sousa, no domingo, 26, em Castelo Branco, nas comemorações do Dia Nacional do Bombeiro.
O governante lembra que, apesar de Portugal viver um período de contenção nas despesas públicas, "uma vez que é necessário enfrentar problemas de natureza orçamental", esta área (bombeiros) "não pode ficar comprometida por força dos problemas que existem noutras dimensões", garantindo que não vão faltar meios, nos quais tem sido feito um grande investimento nos últimos anos.
No que diz respeito à época de fogos florestais, Pais de Sousa diz que "temos vindo a trabalhar no sentido de articular todos os meios e forças por nós tuteladas, para conseguir o mais elevado grau de racionalidade, para corresponder à época que se aproxima". O Secretário de Estado confia que este ano haverá um período de fogos florestais menos intenso. "Tem sido feito um grande esforço e investimento em meios aéreos, viaturas, esquemas de vigilância e de detecção. Trata-se agora de racionalizar todos esses meios. Se as condições meteorológicas ajudarem, talvez consigamos ter uma época menos negativa em relação às anteriores" afirma Pais de Sousa.
Para além das comemorações, iniciadas no sábado, 25, com a chegada da Chama do Bombeiro à cidade albicastrense, foi também inaugurada a sede da Federação dos Bombeiros do Distrito, nas antigas instalações da Protecção Civil.