Por Ana Maria Fonseca


Pinto da Costa e Carlos Pinto trocam lembranças nos Paços do Concelho da Covilhã

"Sinto-me honrado por ter sido aqui recebido no Salão Nobre, por quem, tendo um leão no coração, abre as portas e, de braços abertos, recebe um dragão". Foi assim que o presidente do Futebol Clube do Porto (FCP) se referiu à recepção na Câmara Municipal da Covilhã. Pinto da Costa foi recebido pelo presidente da autarquia, Carlos Pinto, e por todo o executivo camarário, numa cerimónia onde estiveram presentes vários dos 160 membros que compõem o núcleo portista da Covilhã. Foi a convite deste núcleo que Pinto da Costa veio à Covilhã, participar no 8º jantar convívio dos dragões covilhanenses que completam quatro anos de existência.
"Hoje, o desporto e o futebol, as colectividades são uma parte fundamental da vida associativa do nosso País", disse, e acrescentou "quanto mais o FCP tiver raízes por todo o mundo, e vai-as alargando constantemente, mais se quer identificar com o seu País e com a sua região. O FCP tem a consciência e a noção exacta que é nas regiões com mais dificuldades em progredir, mais longe dos grandes centros, que poderá passar a mensagem, permitir que haja um maior equilíbrio e menores diferenças em todos os aspectos, até nas vias de acesso, para essas regiões", comentou Pinto da Costa.

Casa nova à espera de pedido formal

"Numa cidade como esta, uma delegação do FCP poderá ter grande importância e é sempre nesse aspecto que nós investimos, para ter a função de juntar crianças e a juventude a conviver, para que não vá cair noutros sítios", sublinhou Pinto da Costa, apelando ao apoio de Carlos Pinto para uma nova sede para os dragões covilhanenses.
Em relação às possíveis instalações dos Dragões da Covilhã, Carlos Pinto diz que, em primeiro lugar é preciso que o núcleo "formalize esse pedido e evidentemente o fundamente do ponto de vista da necessidade. Eu não sei se têm necessidade ou não, referiu, e acrescentou, "tal como em relação a outros núcleos de grandes clubes, evidentemente que estou disposto a trabalhar com os responsáveis do grupo dos dragões".
"Foi com muito gosto que recebi Pinto da Costa, principalmente pela instituição que está aqui em causa. O FCP é um grande clube que a todos deve honrar no seu convívio e na possibilidade de congregar tanta gente nos paços do concelho como fez hoje", concluiu o autarca.