Esta apreensão realizada na Guarda, foi uma das maiores efectuada no País até agora
Maior apreensão no País
Policia Judiciária apreende mais de 22 mil euros falsos

Dois indivíduos foram detidos pela Judiciária da Guarda por posse de 22 mil e 400 euros em notas falsas. A polícia continua à procura da origem da moeda.


Hélder Sequeira
NC/Urbi et Orbi


O Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (PJ) da Guarda identificou e deteve, na segunda-feira, 3, dois indivíduos na posse de 22 mil e 400 euros falsos (cerca de quatro mil e 500 contos) e de uma arma de fogo. Apreensão feita no âmbito de diligências de investigação relacionadas com o combate ao crime de contrafacção e passagem de moeda falsa.
No âmbito das averiguações foram detidas, no centro do País, duas pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos implicados no crime. Na sua posse tinham notas falsas de 50 e 100 euros, num total de 22 mil e 400 euros, o que constitui, segundo declarações do Coordenador daaquela força de segurança, Leitão dos Reis, "uma das apreensões mais relevantes feitas em Portugal no que toca à falsificação de euros".
Presentes a primeiro interrogatório judicial, um dos indivíduos aguarda em prisão preventiva o desenvolvimento do processo e o outro ficou sujeito à obrigação de apresentação periódica junto da autoridade policial.
As investigações prosseguem no sentido de identificar o local onde as notas eram reproduzidas. Entretanto, a PJ alerta a população para que esteja atenta a uma possível falsificação, chamando a atenção para o holograma das notas, cuja observação atenta permite detectar a falsificação. "Nas notas de euro verdadeiras o holograma emite um conjunto de reflexos o que não acontece com as falsas" alerta Leitão dos Reis.