O PS vai proceder à subscrição pública de apoios à sua tomada de posição
Portagens na Auto-Estrada
PS acusa Governo de declarar "guerra" contra o Interior

Os socialistas repudiam qualquer tentativa de portagens na Auto-Estrada da Beira Interior. No encontro que juntou as Federações de Castelo Branco, Guarda e Santarém ficou decidido a criação de um movimento cívico, abaixo-assinado e pedido de audiência a Valente de Oliveira.


Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


As Federações do Partido Socialista (PS) repudiam qualquer tentativa de introdução de portagens nas SCUT's, nomeadamente na da Beira Interior. Foi esta a decisão saída da reunião que juntou deputados eleitos pelos círculos de Castelo Branco, Guarda e Santarém, autarcas, federações destes três distritos e o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, no auditório do Instituto Politécnico da cidade albicastrense, na última segunda-feira, 3. Além de manifestarem repúdio por esta intenção, os intervenientes decidiram igualmente a criação de um movimento cívico, um abaixo-assinado e o pedido de uma audiência a Valente de Oliveira, Ministro das Obras Públicas.
"A posição do PS é conhecida no que se refere à SCUT da Beira Interior: o repúdio total de qualquer tipo de pagamento, dado que esta Auto-Estrada se inseria num plano, mais global, de combate à desertificação e promoção do desenvolvimento mais equilibrado do País", considera o presidente da Federação Distrital do PS de Castelo Branco. Fernando Serrasqueiro dá a conhecer que as decisões tomadas no encontro passam também pela realização de um conjunto de debates "por forma a sintetizar de uma forma clara as nossas posições e promover uma subscrição pública de apoios a esta tomada de posição". Quanto a uma audiência com Valente de Oliveira, Serrasqueiro explica que este pedido serve para "fazer ver o quão injusta é a posição que tem vindo a ser indiciada". Para o deputado socialista "esta é uma questão política de fundo, mas que também indicia alguma imcompatibilidade com o direito comunitário, designadamente ao nível de uma Auto-Estrada não ter, neste momento, alternativas gratuitas".
Também o presidente da autarquia de Abrantes, Nelson Carvalho, espera que o Governo reconsidere as posições anunciadas em "nome do bom senso, equilíbrio e das expectativas criadas a estas regiões, particularmente à da Beira Interior e que são essenciais para o desenvolvimento e coesão nacional". Ficou ainda decidido a criação de uma comissão presidida por Joaquim Morão, edil de Castelo Branco, com o propósito de promover uma série de sessões de esclarecimento junto do movimento cívico. Para o presidente da autarquia albicastrense "a região não pode ficar quieta, só porque acenam com um rebuçado. Não podemos aceitar de maneira nenhuma que haja portagens".
Além das tomadas de posição saídas desta reunião, também José Sócrates se junta ao movimento contestatário de a Auto-Estrada vir a ter portagens. "O Governo estreia-se declarando guerra ao Interior", assim falava o deputado "rosa" num encontro de militantes do Partido, na Escola Superior de Educação, na sexta-feira, 31. O dirigente socialista apela ao combate à posição governamental bem como "fazer tudo que está ao nosso alcance para que este projecto não vá para a frente".