Judeus americanos visitam Covilhã
A presença judaica na Beira Interior em debate



Tem lugar hoje, terça feira, 11, pelas 18 horas, uma conferência subordinada à presença judaica na Beira Interior. A palestra proferida pela docente e investigadora da UBI, Antonieta Garcia, insere-se numa visita de várias organizações judaico-americanas ao Centro de Estudos Judaicos (CEJ) da UBI que está em pleno funcionamento desde o passado mês de Maio, nas instalações da Biblioteca Central.
O centro, dirigido por Antonieta Garcia, tem como principal finalidade a recolha e tratamento de toda a informação existente sobre a presença judaica na região raiana. Um dos projectos em curso actualmente é a criação de uma página Web dedicada à pessoa e à obra de António Nunes Ribeiro Saches, cristão novo, natural de Penamacor, médico, pedagogo e uma das figuras mais distintas do iluminismo português e europeu.
Na conferência que terá lugar no anfiteatro da Parada, estarão presentes várias associações judaico-americanas como o Avotaynu, jornal que se dedica à história e genealogia judaicas, a Sephardic House, um instituto de pesquisa e promoção da história e cultura sefárdicas, a Kulanu, uma organização não governamental norte-americana, que estuda as comunidades judaicas espalhadas pelo mundo, e a Root & Branch Association, que promove a cooperação entre o Estado de Israel e outras nações bem como entre Judeus e não - judeus em Israel e no estrangeiro.