António Fidalgo

Fim das aulas


É a última semana de aulas do ano lectivo de 2001/2002. Será certamente uma semana de revisão das matérias leccionadas e, simultaneamente, de revisão do trabalho levado a cabo por cada um ao longo do semestre e do ano lectivo. Ao rever as matérias, alunos e professores dar-se-ão conta também do seu trabalho. Ocasião certamente propícia a um exame retrospectivo.
Muitos alunos verificarão agora que não é possível apreender numa semana matérias que deveriam ter sido assimiladas ao longo de meses. Desses muitos haverá os que tentarão reaver o tempo perdido, a falta às aulas, o estudo não feito, fazendo directas de estudo nesta semana e nas próximas, preparando-se à última da hora para frequências e exames, outros desistirão e não se submeterão a exame. Chegam ao fim as aulas e começa o período de avaliação.
Para a maior parte dos alunos, para os que não terminam o seu curso, será uma pausa de um ritual de trabalho que se reiniciará em Setembro e Outubro próximos. Haverá mais anos e mais disciplinas por fazer, novos conhecimentos a adquirir, mais experiência a adquirir. No meio estarão as férias, merecidas para uns, para outros nem tanto. É a rotina académica, que de algum modo acompanha a rotina das estações do ano. E assim se tece uma vida académica.