Por Catarina Rodrigues


Campos Costa em sessão de autógrafos

Testemunhos e memórias permanecem vivos no mais recente livro de Campos Costa. O lançamento da publicação teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã, no passado dia 14 de Junho. A apresentação de "Contos Covilhanenses" esteve a cargo de Alberto Alçada Rosa.
Através das sete narrativas que constituem o livro, o autor expõe as suas próprias dúvidas e transmite por palavras alguns acontecimentos que conhece bem de perto. São cerca de 200 páginas onde predominam vivências e situações características das pessoas da Covilhã.
"Contos Covilhanenses" são histórias, poemas, romance e referências à música. Campos Costa considera este livro "um comentário vivo e talvez um pouco crítico às gentes que nos precederam e nos rodeiam ainda hoje". O autor acrescenta que esta é "uma obra que se destina a todos os que já viveram a Covilhã e aos que estão para vivê-la".
Campos Costa inventa personagens e narra com precisão a vida da cidade. Retrata a realidade da indústria de lanifícios e transmite por palavras a emoção da música, a sua grande paixão num apelo constante à imaginação do leitor.
Um vasto público assistiu à cerimónia que teve início com a actuação do Coro Misto da Academia Sénior da Covilhã dirigido pelo maestro Campos Costa.
Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal elogiou o trabalho desenvolvido pelo maestro. Salientou o talento e a capacidade de Campos Costa não só na música como também na escrita.
"Contos Covilhanenses" é uma espécie de continuação de um outro livro do autor "Covilhã - Memórias da Cidade". Para breve, está a publicação de uma obra sobre uma personalidade que passou pela cidade e marcou muito o maestro face às canções do ultramar português.