João Alves
NC/Urbi et Orbi


Construir um Museu é uma das prioridades de Frexes

O Fundão comemorou, no domingo, 9, 255 anos de elevação a concelho. Uma história da qual, diz o autarca Manuel Frexes, os fundanenses se devem orgulhar, mas cientes de que, hoje, novos desafios se colocam ao município. Interesses que o autarca promete defender, mas criticando outros que o fazem exageradamente. "Sou contra o centralismo estúpido, mas também contra o regionalismo exacerbado" salienta Manuel Frexes.
Uma das prioridades lembradas pelo autarca é a construção de um museu que guarde o espólio do município, até agora bastante esquecido, segundo Manuel Frexes. E para exemplificar isso, o autarca levou mesmo para o Salão Nobre da autarquia, no domingo, um estandarte que simbolizava o concelho, com sete varas alusivas ao respectivo número de vereadores, que diz ter estado durante muito tempo armazenado sem quaisquer condições no sótão da Câmara. Mas Frexes lembra outros desafios que se afiguram ao Fundão, entre os quais o desenvolvimento do município. Para isso, diz o autarca, é necessário "fugir a complexos de situação geográfica. É essa a verdadeira liberdade do município". Manuel Frexes promete tornar o concelho cada vez melhor, mas no qual haja "um cidadão participativo".
Também o presidente da Assembleia Municipal, Vítor Martins, apela aos munícipes para vencer as dificuldades, de modo a fazer crescer uma cidade "tantas vezes esquecida e por vezes tão agredida". É que, afirma Vítor Martins, o Fundão está num meio competitivo, onde "quem fica para trás fica sem esperança. O Fundão tem que fazer parte das infra-estruturas prioritárias der transportes da Europa" salienta. E adianta que, em termos ambientais, o concelho também necessita de um desenvolvimento sustentado. "É preciso lutar contra as hegemonias regionais, que procuram tornar o Fundão no parente pobre da Beira Interior" afirma Vítor Martins.

 



Ex-director do NC recebe Medalha de Mérito Municipal



O ex-director do Notícias da Covilhã, Mendes Fernandes, foi uma das personalidades distinguidas pela autarquia fundanense, nestas comemorações, sendo-lhe atribuída a Medalha de prata de Mérito Municipal. Mendes Fernandes, nascido na Soalheira, foi lembrado pela sua acção enquanto professor, mas também pelas iniciativas no meio eclesiástico, onde ainda se mantém a trabalhar no Tribunal Diocesano. O autarca Manuel Frexes lembra que Mendes Fernandes é um homem ligado ao ensino e à cultura, mas também " a uma das actividades mais importantes nos dias de hoje: a comunicação social".
Para além do ex-director do NC, receberam este galardão a Adega Cooperativa do Fundão, que tem cerca de 1200 sócios, a Associação Cultural de Alcaria, que este ano ganhou, em futsal, o distrital de séniores, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), o Grupo Convívio e Amizade das Donas, o judoca João Guerra, o maestro Arlindo de Carvalho, o padre Virgílio Oliveira, o pintor Barata Moura e também o ex-vereador socialista Vítor Antunes. Para o autarca Manuel Frexes, o objectivo destas distinções é "não só distinguir, mas também uma forma de encorajar os mais novos. É uma forma de mostrarmos que estamos atentos".
Também foram homenageados, com a Medalha de Prata de Bons Serviços, cinco funcionários da autarquia. Para Frexes, os trabalhadores "são o bem mais valioso das organizações. Todos os dias os nossos munícipes precisam deles" explica o presidente da Câmara. Na tarde de domingo foi apresentado o "Livro do Doutor Assis", de Alberto Costa, mais conhecido por Pad Zé. E na segunda-feira, foi apresentado um livro, com CD, da Academia de Música e Dança do Fundão, para além de haver lugar a concertos durante a noite, não só no Fundão, mas também no Alcaide.