O contrato de concessão das Termas foi assinado em Novembro de 2001
Unhais da Serra
Obras das Termas podem arrancar este ano

As obras de renovação das Termas de Unhais podem arrancar este ano. No entanto, enquanto aguarda pela remodelação, a estância termal já reabriu.


Francisco Calado
NC/Urbi et Orbi


A Estância Termal e Climática de Unhais da Serra abriu no dia 20 de Maio as suas portas ao público, prevendo-se que o fim da época termal ocorra no mês de Dezembro.
As Termas de Unhais remontam ao século XVIII e as qualidades da sua água fazem com as termas sejam procuradas por doentes com problemas de varizes, sinusite, reumático e hemorróidas. Apesar de tudo, funcionam num edifício degradado. Por isso, aguarda-se o arranque do novo Complexo Termal, já que em Fevereiro de 2001 a Câmara da Covilhã transmitiu para a Sociedade Termal de Unhias, liderada pelo empresário Manuel Brancal, a concessão por 40 anos daquele espaço. O projecto de reconversão foi apresentado em Novembro e propõe uma solução inovadora de interligação entre um hotel de três estrelas e o edifício termal, num complexo que terá duas piscinas, uma interior e outra exterior, e um campo de ténis. O projecto, da autoria do arquitecto Perry Azevedo, prevê que o edifício termal tenha dois pisos e um hotel de três andares, com 80 quartos e vários espaços de lazer. Segundo o NC apurou, junto de alguns responsáveis, as obras poderão arrancar este ano.