Ana Cruz, presidente da AAUBI e Santos Silva, Reitor da UBI
Tomada de Posse dos Órgãos sociais da AAUBI
Das ideias à acção para despertar a academia

Chegar aos estudantes da universidade é o principal objectivo da nova direcção da AAUBI, reafirmado na tomada de posse da passada terça feira, 11. A cerimónia contou com a presença do Reitor da UBI, Santos Silva e do vereador da Câmara da Covilhã responsável pelo associativismo, Luís Matias.


Por Ana Maria Fonseca


"Há uma equipa com muita vontade de trabalhar que tem em comum querer passar das ideias à acção", disse Ana Cruz, durante a tomada de posse dos órgão da AAUBI que aconteceu na passada terça feira, 11. A presidente da Associação Académica da UBI reafirmou algumas propostas do grupo recém empossado, delineando as estratégias e acções a empreender durante o próximo ano. "Queremos ser reconhecidos entre os estudantes e entre a sociedade. Somos a razão de ser do ensino superior", sublinhou.
A cerimónia onde estiveram presentes Santos Silva, Reitor da UBI e Luís Matias, vereador da Câmara Municipal da Covilhã, contou também com a presença de alguns estudantes, bem como de ex dirigentes associativos e da direcção cessante.
"Espero que este exemplo possa sair da universidade e entre nas 204 associações do concelho, porque há falta de dirigentes associativos", disse Luís Matias, esperando que o novo elenco dê "continuidade ao trabalho realizado pelos ex dirigentes" e garantindo que a autarquia continuará a colaborar com a Associação Académica para que esta continue a levar "o nome da Covilhã e da UBI cada vez mais longe".
Santos Silva aproveitou a deixa e propôs uma parceria entre a UBI e a Câmara da Covilhã, no sentido de adquirir e recuperar o edifício contíguo à sede da AAUBI. Uma necessidade reconhecida pelo Reitor pois a actual sede, embora recente, tem um espaço diminuto para as actividades "de grande importância" realizadas pela AAUBI.

Nada é impossível

O Reitor mostrou-se disponível para dialogar com a associação. "Podem contar comigo e com restantes membros da universidade para a resolução dos problemas", garantiu. Santos Silva agradeceu à equipa que tomou posse pela sua generosidade para com os colegas e disponibilidade para resolver os problemas que são de todos os estudantes da UBI.
Ana Cruz diz que a academia está adormecida e, por isso, o seu principal objectivo é despertá-la.
Um dos projectos é a dinamização e optimização da sede com um melhor funcionamento da papelaria e uma utilização planeada da sala de ensaios.
A par de tudo isto será feito um inventário dos bens pertencentes à Associação.
"Eu sou simplesmente a pessoa que transmite as ideias", disse Ana Cruz que pretende construir "uma melhor relação com os núcleos e com os docentes, com os departamentos, com a cidade e a região", garantindo que impossibilidade é uma palavra que não existe no vocabulário deste grupo de trabalho.