Marchas trouxeram ao Pelourinho cor, alegria e muito público
Marchas Populares
Cidade sai à rua para ver passar as marchas

O coração da cidade da Covilhã encheu-se de vida e cor na noite do passado sábado.
Numa cidade forte em associações e colectividades as marchas, que este ano regressaram com sucesso ao centro da cidade, juntaram milhares de covilhanenses que não quiseram deixar de ver o cortejo de São João.


Por Ana Maria Fonseca


Milhares de covilhanenses assistiram ao desfile das Marchas Populares que, este ano, regressaram ao centro da cidade. O Clube Desportivo da Mata organizou o evento onde participaram , seis marchas juniores e seis seniores. A abrir caminho no início do desfile esteve o Grupo Espiral, de Braga, com cabeçudos e dezenas de bombos que também encerraram as festividades.
A bancada colocada em frente à Câmara da Covilhã proporcionou a cerca de 500 pessoas um lugar sentado para confortavelmente assistir aos desfile. Uma gota no oceano de covilhanenses que aderiu em peso às marchas. Por isso, para o ano está já previsto o aumento da capacidade das bancadas.
O desfile continuará a passar no centro da cidade, garantiu Carlos Pinto, contente com o empenho do movimento associativo, "tantos clubes decidiram apostar nestas marchas e foram correspondidos pela população que está aqui em peso", declarou.
Também Maria do Rosário Rocha, vereadora com o pelouro da Cultura ficou satisfeita com a adesão popular "Estou orgulhosa que o público da Covilhã tenha aderido a este esforço que temos feito para proporcionar estes momentos agradáveis" disse, acrescentando que o apoio dado para a realização do evento, na ordem dos dois milhões e quinhentos mil euros (cinco mil contos), este ano com o apoio do Programa Polis.
Para Paulo Rosa, presidente do Grupo Desportivo da Mata, a quem coube a organização desta 14ª edição das Marchas, mostra-se satisfeito com o evento, acrescentando que ficou surpreendido com a qualidade de todas as marchas participantes, séniors e júniors, "penso que estamos ao melhor nível", concluiu.

Marcha vencedora conhecida no próximo sábado

Desfilaram desde o Campo das Festas, local da concentração, até à Praça do Município as marchas júniores do Grupo Educação e Recreio Campos Melo, retratando os Bombeiros, do Centro Cultura e Desporto Oriental de São Martinho, com o Outono como tema, do Grupo Desportivo da Mata sobre Pão e Vinho, da Fundação Conde da Covilhã representando as borboletas, do Conservatório Regional de Música com o conto da Cinderela, e o Centro Cultura e Desporto Leões da Floresta com a evolução da moeda ao longo dos tempos.
Nas Marchas séniores marchou em primeiro lugar o grupo do Centro Cultura e Desporto oriental de São Martinho, abordando o velho Jardim Público da Covilhã, seguindo-se o Grupo Desportivo da Mata que escolheu homenagear Pêro da Covilhã.
O Grupo Educação e Recreio Campos Melo desfilou sob o tema das vindimas, enquanto a marcha da Junta de Freguesia de Cantar Galo, a participar pela primeira vez no desfile escolheu os lanifícios e a história de Cantar Galo. Também pela primeira vez no escalão sénior, a Fundação Conde da Covilhã representou O Refúgio da Fundação e o Centro Cultura e Desporto Leões da Floresta finalizou o desfile com histrórias da vida e das viagens de Pêro da Covilhã.
A marcha vencedora só será conhecida no próximo sábado, 29, num desfile a decorrer no Estádio José dos Santos Pinto, pelas 20 horas, onde estará presente a Marcha de Alfama, Lisboa. O júri presidido pela vereadora da Cultura, Maria do Rosário Rocha conta com José Luís Adriano, Fernando Girão, António Martins, que tem a seu cargo a votação da coreografia e o o vereador Luís Barreiros, que analisará a parte musical.