Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


O covilhanense Paulo Dias conseguiu dois pódios na mesma corrida

José Pedro Gomes acabou por ser o grande vencedor do fim-de-semana no Lanço Grande. Ao volante do seu Ford Escort Cosworth, o piloto somou a segunda vitória em outras tantas provas da Divisão I do Nacional de Rallycross. António Teixeira, em Mitsubishi Evolition VI, não foi além da segunda posição, a 13 segundos do líder e à frente de Luís Tavares. Na Divisão II, a vitória coube a Luís Monteiro que, assim, ascende ao comando da tabela. Joaquim Santos, anterior comandante do escalão, não foi além da terceira posição, atrás de Manuel Silva. A Divisão III proporcionou alguns dos momentos mais emocionantes das finais de domingo. Depois de ter sido tocada na arrancada e ter descido para a última posição, Paula Freitas demonstrou que o automobilismo não é um desporto só para homens e encetou uma recuperação que a levaria ao segundo lugar do pódio, recebendo, assim, a maior ovação da tarde. A piloto acabaria mesmo por vencer a prova por posterior desclassificação de Luís Almeida, numa corrida que ficou ainda marcada pelo afastamento de Hugo Barbosa por comportamento anti-desportivo.
No primeiro escalão da Taça Nacional foi a vez de dois pilotos covilhanenses brilharem. Ao volante de um Citroen AX GT, Paulo Dias ficou em segundo lugar da geral, atrás do Subaru de Carlos Ribeiro e à frente de Luís Prazeres, com quem discutiu o segundo posto até à bandeira de xadrez. O serrano conseguiu, no entanto, o primeiro posto no escalão de duas rodas motrizes, num pódio onde figurou o também covilhanense Rui Raposo. Nas Divisões II a vitória coube a Francisco Pacheco, em Citroen AX GTI.
Na também animada prova Multiclima/LG, disputada em Opel Corsa, Manuel Almeida foi o mais rápido no traçado albicastrense e cimentou a liderança da competição, seguido de Olavo Ribeiro e Carlos Gagliardini.
As corridas mais esperadas, pela sua espectacularidade, o Camião Racing, também não trouxe grandes surpresas. Eduardo Rodrigues, em MAN 19.222, triunfou e manteve o comando da Taça Nacional Classe 2, enquanto, na Classe 3, José Rodrigues fazia o mesmo.