Notariado vai ser privatizado até final de 2003
Cartório especializado satisfaz necessidades das empresas

A cidade dispõe, desde o dia 17, de um cartório notarial especializado. A principal finalidade deste serviço é responder às dificuldades das empresas. Uma inauguração que recebeu o aplauso dos principais beneficiários, as entidades empresariais.

Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


O Conselho Empresarial do Centro, inaugurou, na segunda feira, 17, nas instalações do NERCAB, um dos cinco cartórios notariais de competência especializada a abrir na Região Centro. "Estes cartórios destinam-se, essencialmente, a dar satisfação às necessidades das empresas de forma especializada. São uma primeira peça da modernização do notariado, que até finais do próximo ano, estará já privatizado", declara o Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Justiça, João Luís Mota de Campos, que presidiu a esta inauguração. Já o presidente da Associação Empresarial da Região de Castelo Branco (NERCAB) recorda que este Cartório é algo que já tinha sido proposto ao anterior Governo "no sentido de desburocratizar todas as actividades e dificuldades que as empresas têm actualmente". Luís Veiga lembra "os inúmeros problemas com as conservatórias, dado neste momento estarem sobrecarregadas de trabalho" e acrescenta que o actual Executivo, através do Ministério da Economia, "está, claramente, a investir na facilidade que estas têm de ter na sua actividade diária junto das conservatórias, criando centros de formalidade das empresas".
Por seu turno, o presidente do Conselho Empresarial do Centro, considera a inauguração deste serviço "é um jus à máxima de que a união faz a força". "Conseguimos estar num patamar a nível nacional em que não estávamos há oito anos atrás. O facto de inaugurarmos, hoje, o terceiro cartório, reflecte que quando se trabalha em conjunto, consegue-se mais facilmente atingir os objectivos", remata Almeida Henriques.