Mário Raposo, perante o júri, durante a prestação de provas de agregação
Marketing e segmentação de mercados
Mário Raposo presta provas de agregação



Por Ana Maria Fonseca


A segmentação de mercados foi a lição apresentada por Mário Raposo, docente e vice reitor da UBI, durante as provas de agregação que prestou na passada quarta e quinta feira, 19 e 20, e que lhe valeram a aprovação.
Docente da disciplina de Marketing na UBI desde 1986, Mário Raposo abordou, durante o primeiro dia de prestação de provas, alguns pontos do programa que lecciona aos alunos de Gestão e Economia.
A divisão dos mercado global em segmentos de compradores mais homogéneos, conhecida como segmentação de mercados, foi o tema escolhido pelo docente. "É uma matéria extremamente interessante e actual e as empresas utilizam cada vez mais a segmentação de mercados como uma estratégia para atingir os seus objectivos organizacionais", explicou, acrescentando que os critérios da divisão podem ser variados: geográficos, demográficos, psicográficos, relacionados com o estilo de vida ou comportamentais. "É necessário a empresa identificar os segmentos que pode servir de maneira mais eficiente, os que são mais lucrativos, aqueles que possui recursos para atingir e depois definir e escolher os alvos de mercado. Dos vários segmentos a empresa vai escolher aqueles que possui mais capacidades para conseguir servir de modo particular", explica o agora professor agregado.
"A agregação é o último passo da carreira de exames que um professor universitário terá que fazer. É o atingir da maturidade de um professor a nível de acumulação de experiência a nível de aulas e também da investigação que faz em torno de um determinado campo científico", afirma Mário Raposo que já lecciona na UBI há 19 anos.
O júri da prova foi constituído por Rogério Fernandes Ferreira, professor catedrático aposentado da Universidade Técnica de Lisboa, Vítor Fernando Gonçalves, professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, Minoo Farhangmehr, professora catedrática da Universidade do Minho, Juan Jimenez Moreno, professor catedrático da Facultad de Ciências Económicas y Empresariales de la Universidad de Castilla-la-Mancha, Ricardo Hérnandez Mogollón, professor catedrático da Universidad de la Extremadura e Henrique Manuel Morais Diz, professor catedrático da Universidade de Aveiro.
O arguente da Lição foi foi Henrique Manuel Morais Diz, tendo o candidato sido "aprovado".