Dia Mundial de Luta Contra a Droga
Prevenção marca campanhas na Covilhã


O projecto ReAgir escolheu a Escola das Palmeiras para a realização de uma iniciativa cujo principal objectivo era prevenir e informar sobre os malefícios do consumo de drogas, num dia que é consagrado mundialmente como de luta contra a droga, 26 de Junho .
Cerca de uma centena de alunos entre os 12 e os 17 anos, uma idade considerada "problemática, uma vez que é nesta faixa etária que muitos jovens tomam contacto com a droga", refere Hugo Andrade, animador sócio-cultural no ReAgir, tiveram oportunidade de fazer desportos radicais como rapel ou parede de escalada e participar em jogos tradicionais e num pedi papper com questões relacionadas com droga e toxicodependência. A iniciativa foi organizada pelo projecto ReAgir, em colaboração com a Associação Estrela Polar e contou com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, das Juntas de Freguesia de Santa Maria e de São Martinho, do Cybercentro e da Escola das Palmeiras.
Também o Centro de Atendimento a Toxicodependentes da Covilhã (CAT) organizou, em parceria com a Associação Becos com Saída uma actividade no âmbito do Dia Mundial de Luta Contra a Droga. Esta associação sediada em Coimbra e que tem um pólo na Covilhã intervém na área da prevenção da SIDA.
A noite ficou marcada pela actuação de um grupo de capoeira no Jardim Público, onde a organização distribuiu panfletos informativos, preservativos e seringas a quem os procurou. A iniciativa teve como principal objectivo a prevenção, apesar do trabalho sobre toxicodependência não poder ser feito "em momentos pontuais", refere José Carlos Dias, técnico de Serviço Social no CAT, acrescentando que é preciso ter cuidado com a forma como se transmite a mensagem pois, por vezes, diz o técnico, corre-se o risco de passar mensagens contra-producentes.
No CAT da Covilhã trabalham sete técnicos, entre os quais dois médicos de clínica geral, um psiquiatra, dois psicólogos e dois assistentes sociais. Nunca são procurados a nível da prevenção mas sempre do tratamento e também a nível da reinserção.
O tratamento passa por várias etapas que vão desde o pedido de ajuda até ao encaminhamento do doente para uma comunidade terapêutica, depois de um tratamento de desintoxicação que neste momento é feito no departamento de psiquiatria do Hospital da Covilhã e também no Hospital do Fundão, ou da entrada do doente num programa de substituição.