João Alves
NC/Urbi et Orbi


Jorge Patrão diz que o mais difícil de resolver é a questão das demolições na Serra da Estrela

Até 2005, não há disponibilidade, por parte da UNESCO, para aceitar mais candidaturas a Património Mundial da Humanidade e, por isso, só nessa altura é que a Serra da Estrela será candidatada. Este dado é adiantado pelo presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, que salienta estarem a ser efectuados levantamentos por parte do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), e que ao longo destes três anos, "temos que preparar todo o trabalho. Temos que nos cingir às regras. No entanto, temos muita coisa a fazer e vamos com calma" explica Patrão.
Recorde-se que foi em Fevereiro que a RTSE manifestou o desejo de apresentar o "Vale Glaciário do Zêzere e o ambiente pastoril das cortes e levadas" a este galardão, mas Jorge Patrão, na altura, pensava que a candidatura pudesse ser apresentada em 2002. O projecto conta com a colaboração do PNSE, Câmara de Manteigas e UBI, e o que se pretende é preservar algo que é único no mundo.
Neste momento, o Parque Natural procede a alguns estudos do local, bem como a UBI, mas segundo Jorge Patrão, "ainda não há conclusões para o que o estudo apontará no que toca a demolições ou reconstruções. Aliás, este é o principal problema a analisar e a questão mais difícil de resolver" explica o presidente da RTSE.
No entanto, apesar de 2005 ser a altura prevista para a apresentação da candidatura, o presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Diogo Pires Aurélio, em declarações ao DN (21 de Junho), salientava que, entre a maioria das intenções de candidaturas manifestadas na comunicação social, de uma boa quantidade "não temos conhecimento oficial". Na Lista Indicativa, já oficial, estão inscritos apenas quatro bens, a saber: Algar do Carvão (Ilha Terceira), Gruta do Enxofre (Graciosa, Marvão e Santarém.
Portugal iniciou a sua representação na Lista da UNESCO em 1983 e tem até agora, um vasto conjunto de bens reconhecidos: 12. No próximo ano espera-se que o Pico se junte a outros locais como a Torre de Belém, Sintra, a Arte Rupestre do Côa ou o Alto Douro Vinhateiro.