Por Ana Maria Fonseca


Autarquia deliberou em sessão privada rectificar dois empréstimos contraídos em 93 e 97

Na sessão de Câmara da passada sexta feira, foi aprovada com abstenção de Miguel Nascimento, vereador da oposição da Câmara da Covilhã, a restruturação de dois empréstimos contraídos pela autarquia à Caixa Geral de Depósitos em mandatos anteriores, nomeadamente 1993 e 1997, no sentido de estes serem reunidos num só empréstimo, alargando o seu prazo de amortização até 2017, "com o argumento de dois empréstimos em separado estarem a estrangular a tesouraria e também a capacidade de endividamento da própria autarquia", diz Miguel Nascimento. O valor dos dois empréstimos ronda os 25 milhões de euros (meio milhão de contos).
"A situação financeira da Câmara da Covilhã não é muito saudável", refere o vereador da oposição, explicando que todas as contracções de novos empréstimos "têm de ter o enquadramento de que é preciso pagar os que estão para trás. Penso que a situação financeira da Câmara da Covilhã se vai agravar e, no caso destes empréstimos, numa perspectiva já até 2017, em termos de amortização, vai ser sempre assim nos próximos mandatos".
O vice-presidente da autarquia, Alberto Alçada Rosa diz que esta renegociação, proposta pela própria Caixa Geral de Depósitos foi "um bom negócio porque vamos diminuir o custo destes financiamentos".
Alçada Rosa explica que havia dois empréstimos "com juros elevados, negociados com más condições e foi possível, negociando com a mesma entidade e por proposta deles, juntar os dois financiamentos num só, com taxas de juro menos elevadas e com uma amortização diferida no tempo", conclui.
Na mesma sessão privada da autarquia ficou decidido um apoio mensal da Câmara ao Sporting Clube da Covilhã, até Dezembro de 2002. O valor do apoio ascende aos 20 mil euros, divididos entre a classe profissional e as classes amadoras.
Este apoio foi decidido por unanimidade.
Ainda durante a sessão decidiu-se pela abertura de um concurso público para a instalação de parques eólicos destinados à produção de energia eólica no concelho.
Um concurso que vem colocar "em pé de igualdade" as empresas que queiram concorrer à realização desta estrutura.