Os alunos mostraram o que aprenderam ao longo do ano
Pelourinho fechado ao trânsito
Praça cheia para ouvir alunos da EPABI

Centenas de pessoas concentraram-se no Pelourinho para assistir ao concerto da EPABI. A renovada Praça do Município revelou ser um local propício para este tipo de iniciativas.


Por Catarina Rodrigues


A Praça do Município da Covilhã transformou-se numa verdadeira sala de espectáculos no passado sábado à noite. A Orquestra de Cordas e a Orquestra de Sopros de Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) subiram ao palco instalado em frente às arcadas da Câmara e brindaram os covilhanenses com um concerto de final de ano lectivo. Foi o culminar do trabalho desenvolvido por alunos e professores ao longo de vários meses.
Centenas de pessoas assistiram a obras como "Impromptu" de J. Sibelius e a "Sinfonia dos Brinquedos" de Leopold Mozart, apresentadas pela Orquestra de Cordas dirigida por António de Oliveira e Silva. A Orquestra de Sopros dirigida pelo maestro António Costa presenteou os espectadores com "La Forza del Destino" de G. Verdi e "Czardas" de Vittorio Monti, entre outros.
O público não arredou pé até ao final do espectáculo para grande satisfação dos maestros que afirmaram ver superadas as suas expectativas relativamente ao concerto.
A iniciativa partiu da Câmara Municipal da Covilhã que garantiu as condições logísticas necessárias para a realização do espectáculo. O corte do trânsito permitiu a concentração de um grande número de pessoas que para além da música tiveram oportunidade de assistir a um sistema de iluminação criado especialmente para o efeito.

Prova superada

O espectáculo no Pelourinho foi para Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã "o coroar de um sonho". Um dos objectivos do autarca quando se lançou no desenvolvimento do centro da cidade foi transformar o Pelourinho numa "praça das pessoas e não dos automóveis".
Carlos Pinto considera importante proporcionar momentos de tranquilidade e lazer. O presidente da Câmara acrescenta que " a Praça do Município pode ser um ponto de encontro e convívio entre os Covilhanenses.
A vereadora da Cultura, Maria do Rosário Rocha, fez questão de salientar que " a população teve oportunidade de observar o trabalho dos alunos que têm levado tão longe o nome da Covilhã".
Este concerto foi um dos mais de 30 que a EPABI já realizou este ano e promete ser o motor de arranque para uma animação constante no Pelourinho. Este concerto de Verão foi integrado no calendário cultural que também contempla um concerto de Inverno da EPABI no início do próximo ano.

 



Dificuldades não foram esquecidas

O concerto ao ar livre atraiu centenas de pessoas



O concerto da Orquestra de Sopros e da Orquestra de Cordas reuniu centenas de pessoas no centro da cidade. O momento foi de alegria e reconhecimento do trabalho realizado. João Almeida, presidente da direcção dos órgãos sociais da EPABI, mostrou-se satisfeito mas lembrou as dificuldades que a escola atravessa.
Numa altura em que a EPABI comemora o seu 10º aniversário, João Almeida não escondeu que a prenda que mais gostava de receber eram as novas instalações da escola. O presidente da EPABI compreende que tal não é possível devido às contenções orçamentais que o país atravessa.
A esperança é a última a morrer e João Almeida salienta que "as instalações agora ocupadas, apesar de não serem as ideais não envergonham ninguém".