Cinema, dança, música e teatro durante todo o mês
Festival das Quatro Cidades no Fundão

Até ao final do mês, o Fundão recebe a visita da música, teatro, cinema e dança. O VII Festival das Quatro Cidades anima a cidade e apresenta mais de 60 iniciativas culturais.

NC/Urbi et Orbi


A ópera "La Voix Humaine", de Francis Poulenc, abriu na passada sexta-feira, 5, no Anfiteatro do Complexo Escolar, as comemorações do VII Festival das Quatro Cidades, para a cidade do Fundão. A programação cultural inserida nesta iniciativa e que se prolonga durante todo o mês de Julho, continuou sábado, 6, desta vez na Praça Velha, onde uma Noite de Fado, composta pelo Grupo de Fados do Fundão, Lino, de Vila Real de Santo António, Deolinda Bernardo, da Marinha Grande e Susana Fernandes, de Montemor-o-Novo, animou o local.
Promover e divulgar as novas tradições artísticas e revitalizar as artes tradicionais, em espectáculos abertos e gratuitos ao público são os objectivos de mais uma edição do Festival das Quatro Cidades. Por isso, o cartaz cultural prossegue dia 12, com as "Pamplinas Maquinistas", musicado por Gregg Moore e os "Macacos das Ruas de Évora", na Estação dos Caminhos de Ferro, também pelas 22 horas. O dia seguinte, sábado, 13 é a vez da música clássica marcar presença, no Salão Nobre da Câmara fundanense, com Carla Baptista Alves e João Vale. A temática da lusofonia é retratada em "Ludum Ensemble", na Praça do Município, a 19. "Self(ish) Portrait", espectáculo de dança, da autoria de João Fiadeiro é a arte que se segue, no dia 20, sábado, no Anfiteatro do Complexo Escolar. O teatro vai até à Escola EB 2/3 de Silvares, no domingo, 22, com "Caixa Insólita", dos "Circolando". A Companhia de João Bengala apresenta "Genoveva Faísca", na escadaria de Santa Luzia, em Silvares, do dia 26, sexta-feira, pelas 22 horas. A música tradicional de Luís Baptista põe termo ao Festival no dia 27, na Capela de São Francisco.
O Festival, promovido pelas câmaras municipais das cidades do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, apresenta um total de mais de 60 iniciativas culturais, entre elas a dança e o teatro. Quanto ao cinema, português, "Vou Para Casa", de Manoel de Oliveira, é o filme que está no Cinema Cidade Nova, terça-feira, 9, às 22 horas. No dia a seguir, 11, Teresa Villaverde apresenta "Água e Sal", pelas 23 horas e 15, também na mesma sala. A tela sobe novamente no dia 16 com o Gotejar de Luz "Paixão em África". "António - Um Rapaz de Lisboa", de Jorge Silva Melo, é o próximo exemplar do cinema nacional, a ver no dia 18. "As Terças da Bailarina Gorda", de Jeanne Waltz, "Estória do Gato e da Lua", de Pedro Serrazino e "Clandestino", de Abi Feijó, dia 23 e "Quem és Tu?", de João Botelho, a 25, encerram o cartaz de cinema do Festival.