"Há Luz no Sótão"
Apontamentos de um ano de trabalho

"Há Luz no Sótão" fala da sociedade actual sob a perspectiva de diferentes personagens que nascem na mente de uma pintora.


Por Ana Maria Fonseca


O resultado de um ano de trabalho do TeatrUbi foi apresentado na passada terça feira, 2, na Sala de Ensaios da AAUBI.
Uma pintora entra na sala e começa a trabalhar numa tela. Da sua imaginação saem personagens dispersos que têm em comum pertencer à sociedade actual.
É o resultado de um trabalho que envolveu nove actores, espalhados pelo palco, onde alguns interagem com o público.
"São apenas apontamentos", refere António Abernu que orientou os actores durante a conjugação entre cada personagem e o resultado final de um todo. "Cada um construiu a sua personagem que depois foi englobada no todo que é a peça", explica.
O culminar de um ano de formação, onde durante um mês, "o mais complicado foi encontrar um elo de ligação", diz Rui Pires, um dos actores, uma vez que cada um escolheu música, texto e adereços para o seu papel, sendo essencial encontrar um ponto comum.
A peça que conheceu neste dia a sua estreia será, em princípio, apresentada no ArtUbi, que decorre em Outubro e deverá participar ainda no Festival Fatal LX, em Lisboa, e no Festival de Teatro de Ourense, Espanha, onde o TeatrUbi conta já com várias actuações.
O grupo, que conta com um novo elenco, está também a organizar um encontro na Serra da Estrela que terá o teatro como tema central, e onde cada membro deste grupo de teatro universitário levará um texto, sendo um deles escolhido para trabalhar no próximo ano. Também a encenadora para o próximo ano lectivo já está escolhida. Susana Vidal é um dos nomes contactados para a encenação do grupo, num ano em que se pretende criar um grupo que faça animação de rua e realizar workshops de voz, entre outros projectos.
Na peça participaram Susana Paiva, Luís Franco, Duarte César, Maria João, Sónia Torres, Rui Pires, Rute, Bruno e Ricardo, muitos deles membros de um grupo de teatro renovado.