NC/Urbi et Orbi


Joaquim Lacerda, João Lopes e Jorge Patrão (da esquerda para a direita) na apresentação da prova em Lisboa

Depois de 14 anos em que organizou o Rali BP-Ford, o Clube Escape Livre, da Guarda, prepara-se para iniciar um novo ciclo com o Desafio BP-Ford-Serra da Estrela. Rali de Concentração Turística, cuja apresentação nacional decorreu no dia 4 de Junho último em Lisboa.
Após a "descoberta" dos 14 concelhos do distrito da Guarda, este novo Desafio vai estar centralizado na Serra da Estrela, região onde, de 12 a 14 de Julho, sexta-feira a domingo, decorre todo o programa que apresenta diversas novidades.
Os participantes convidados - relações públicas de marcas automóveis, jornalistas, pilotos, organizadores, empresários e entidades oficiais -são recebidos na Estalagem Varanda dos Carqueijais, a partir das 17 horas de sexta-feira, 12. Segue-se o "jantar de boas vindas" a cargo da Turistrela e a Noite Ford, onde as novidades residem no 1° Concurso de Karaoke e no 1° Festival Fiesta.
No dia seguinte, sábado, 13, a concentração tem lugar nos Piornos, onde, pelas 10 horas e 30, tem início a prova de estrada que, após alguns quilómetros efectuados ao longo das paisagens da Serra, conduz a caravana até ao local do almoço, após o qual os participantes vão enfrentar diversos desafios mais " radicais" no complexo do Ski Parque. Descidas em esqui, canoagem, rappel, slide e paintball são algumas das propostas para a tarde. Antes de voltar a subir a Serra, pelo percurso onde se efectua a Rampa, tem lugar uma recepção na Câmara Municipal da Covilhã.
Domingo, 14, a prova de maneabilidade vai ditar o vencedor da primeira destas quatro iniciativas previstas pelo Clube Escape Livre, a terem lugar em diferentes estações ao longo dos próximos quatro anos. O almoço de encerramento vai decorrer na Estalagem Varanda dos Carqueijais após o qual será feita a entrega de prémios, os já famosos Trofeus Spal, elaborados propositadamente para a ocasião.
Para a realização deste Desafio, o Clube Escape Livre conta com o patrocínio da BP, da Ford e da Região de Turismo da Serra da Estrela, o apoio do Governo Civil da Guarda e das câmaras municipais da Covilhã e Guarda e a colaboração da Longofor, Turistrela e Ski Parque.