Os produtos locais estarão em evidência no certame


Feira Raiana espera receber 60 mil visitantes

A organização do certame aponta para que este ano cheguem à Feira 60 mil visitantes. Durante quatro dias as actividades são muitas e para todos os gostos, desde a música, artesanato e desporto.

NC/Urbi et Orbi


A nona edição da Feira Raiana, em Idanha-a-Nova, espera cerca de 60 mil visitantes. Com início a 19 de Setembro, a Feira decorre durante quatro dias sob o tema turismo e desenvolvimento, passando também pelo artesanato. Este ano os artesãos terão que mostrar o que valem para poderem ter um lugar no recinto. A Câmara garante que apenas os que trabalharem ao vivo serão escolhidos.
O desporto na natureza será um dos atractivos da Feira que, apesar de só começar em Setembro, conta com actividades já em Agosto. A "Bienal do Humor Raiano" e o "I Concurso de Gastronomia" iniciam as festividades.
A organização considera que a "Bienal do Humor", subordinada ao tema "Fronteiras e Vizinhos", traz uma atitude completamente inovadora para toda a região. Já o Concurso de Gastronomia pretende despertar a culinária que por cá se faz. Os vencedores poderão mostrar o seu valor numa tenda montada no recinto da Feira.
Mas esta edição da Feira Raiana conta também com a música. O "I Festival de Toques e Cantares de Idanha-a-Nova" é mais uma das iniciativas. As Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova, o Grupo de Pauliteiros e os Pauliteiricos de Palouço estarão presentes. Para animar e com outro estilo, os Rádio Macau e Mafalda Veiga vão dar música a quem visitar o recinto.
A tourada chega no domingo, 22. Mas para quem gosta, as largadas de touros vão ser diárias e sempre depois do recinto fechar Agosto vai ser também o mês em que decorre o concurso de ideias para desenvolver a imagem do património cultural e ambiental do concelho. Os trabalhos poderão ser vistos numa exposição inaugurada no dia 20.
O investimento feito nesta Feira ronda os 250 mil euros.