Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre iniciam luta
Comissão de Utilizadores da Auto-Estrada contra portagens

Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


Está constituida, desde a última segunda-feira, 8, a primeira Comissão de Utilizadores da "Intitulada" Auto-Estrada da Beira Interior "IP2-IP6". A completa e total discordância contra a tentativa do Governo em colocar portagens nesta via rodoviária mobilizou algumas pessoas que se juntaram no anfiteatro da Associação Académica da Universidade da Beira Interior para discutir o documento que fundamenta esta Comissão, bem como apresentar e discutir formas de luta a levar a cabo. "O grande objectivo da Comissão é garantir que o contrato firmado em 1999 entre o Governo Socialista e a SCTUVIAS se mantenha em regime sem custos para o utilizador", esclarece um dos dinamizadores do movimento. Jorge Fael defende, por isso, a mobilização de todos os cidadãos dos distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém numa luta conjunta, já que "o regime sem custos para o utilizador é um direito adquirido e indispensável para o Interior, ciclicamente fustigado pelo encerramento de empresas e postos de trabalho e perda de população e desertificação".
Além de cidadãos da Covilhã, Fundão, Castelo Branco, também Abrantes se fez representar. José Augusto Dias refere que "é um traçado que atravessa todos estes distritos e nesta matéria é fundamental a conjugação de esforços" e salienta que toda a zona do distrito de Santarém, principalmente Abrantes, "porque é lá que termina o troço", vai sair muito prejudicada com esta intenção governativa. "Há freguesias que vão ficar sem acesso directo a esta via", diz.
"O que importa, neste primeiro momento, é divulgar e dar a conhecer às pessoas que à semelhança do que aconteceu em outros pontos do País o Governo aproveitou a existência de IP's e transformou-os em Auto-Estradas, para colocar portagens", alerta Fael. O movimento, apartidário e dirigido sobretudo ao cidadão comum, vai também abordar todo o tipo de associação de empresários, comerciantes, autarquias, sindicatos, entre outras, no sentido de subscreverem o documento. Esta reunião serviu igualmente para delinear formas de luta, a começar pela distribuição de um autocolante e documentos nos concelhos e distritos aos automobilistas, colocar faixas pretas nos automóveis e ainda um buzinão. A Comissão quer aproveitar a vinda do Ministro das Obras Públicas e Transportes, Valente de Oliveira, à região para a inauguração dos vários troços da Auto-Estrada para lhe entregar este documento.