Por Catarina Rodrigues


As associações da Covilhã deram origem à tese de mestrado de Fátima Geraldes da Silva

Fátima Geraldes da Silva apresentou no dia 12 de Julho a sua tese de mestrado intitulada "Associações Desportivas, Recreativas e Culturais - o caso da Covilhã. Descobrir o perfil das colectividades, as suas dinâmicas e dificuldades foram os principais objectivos a que a socióloga se propôs.
Numa pesquisa feita com base em 20 associações, Fátima Silva descobriu características específicas de cada uma delas. A participação feminina foi um dos aspectos abordados no trabalho bem como o papel desempenhado pelos dirigentes associativos. A construção de sedes e as actividades desenvolvidas a nível desportivo, recreativo e cultural também foram temas focados na apresentação da tese.
"A Covilhã é um dos concelhos com mais dinâmica associativa", palavras de Fátima Silva que afirma já ter alguns contactos com a Câmara Municipal para aplicação prática do seu trabalho.
O estudo do associativismo no perímetro urbano da Covilhã valeu a Fátima Silva a classificação de Muito Bom.
O júri das referidas provas foi constituído por José Carlos Venâncio, professor catedrático na Universidade da Beira Interior (UBI), Manuel Ferreira da Silva, da Universidade do Minho e Maria Johanna Christina Schouten, professora associada da UBI.