Pedro Gaspar estudou uma área ainda pouco procurada
Mestrado no campo da refrigeração comercial permite
Aumento do período de conservação de alimentos

O desempenho térmico de equipamentos e expositores refrigerados foi o tema escolhido por Pedro Gaspar para a sua investigação. A tese de mestrado apresentada no dia 10 de Julho provou os bons resultados alcançados com o estudo.


Por Catarina Rodrigues


Pedro Miguel Oliveira Gaspar foi o primeiro a obter o grau de Mestre em Engenharia de Sistema de Produção e Conservação de Energia na Universidade da Beira Interior (UBI). A dissertação teve como título "Estudo Numérico e Experimental do Desempenho Térmico de Equipamentos Expositores Refrigerados". Pedro Gaspar considera que este tema, apesar de sugestivo, não é muito procurado porque "a refrigeração comercial não tem o peso da refrigeração industrial sobre a qual há muitos estudos académicos".
Pedro Gaspar abordou o campo da refrigeração e teve oportunidade de realizar o seu trabalho em parceria com a empresa José Júlio Jordão, LDA, fabricante deste tipo de equipamentos. Surgiu assim a possibilidade de fazer a ligação entre a universidade e a aplicação da engenharia à indústria.
Depois de vários estudos e experiências realizadas houve uma redução da temperatura dos equipamentos de refrigeração. Este tema interessa em última análise a todas as pessoas já que diz respeito a uma melhor conservação dos alimentos , por exemplo em hipermercados. Com os resultados obtidos nas investigações conseguiu-se uma redução de 11 por cento na temperatura no interior do equipamento. Deste modo é possível aumentar o período de conservação dos produtos alimentares.
O júri da prova foi constituído por Rui António Ferreira, professor coordenador da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, Paulo Jorge Pimentel de Oliveira, professor associado da Universidade da Beira Interior, Manuel Carlos Gameiro da Silva, professor auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Alexandre Borges de Miranda, professor auxiliar convidado da UBI.
Muito bom foi o valor da nota atribuída a Pedro Gaspar numa dissertação de mestrado que teve com arguente Manuel Carlos Gameiro da Silva da Universidade de Coimbra.