Filipe Nunes*

Psyadventure 2002

Em Janeiro de 2002, Paulo Fernandes (director da Pinus Verde e actual vereador da cultura na Câmara Municipal do Fundão) disponibilizou-me o seu projecto "RIO" no qual faz alusão às três fases do mesmo. Contudo, vislumbrando a realidade in loco, ainda nem sequer foram terminadas as intervenções da fase prévia!
No contexto de que a 1ª fase terminaria em Julho de 2002...Não sei o que se passa... já foi referido no vosso jornal, por declarações de Paulo Fernandes, que já foram disponibilizadas verbas e, no entanto, nada se verifica de concreto.
No contexto ambiental... ainda nada foi feito. A título de exemplo, realizou-se nos dias 5 e 6 deste mês a "Psyadventure 2002" evento de trance psicadélico combinado com actividades desportivas ditas alternativas... A dita festa realizou-se ao lado de um aterro de arsénio tapado com plástico, já deteriorado, e por pneus; e realizou-se ao lado de uma mini central eléctrica cujo acesso estava ao alcance de todos... o mais curioso disto é, por outro lado, como diz um site espanhol - http://www.unlogic.org/esp/principal.html, ser surpreendente, haver o apoio de uma câmara municipal ( Fundão ) na realização de um evento de trance psicadélico - algo que não se verifica no país vizinho.
Muitas pessoas se sentiram perplexas perante a escolha daquele local específico, apesar de ser um local com potencialidades paisagísticas. A meu ver, tentou-se tirar partido comercial ( lucro rápido e fácil ) sem precaver a integridade do lugar e das pessoas que ficaram indignadas perante aquele cenário de poluição que só foi vislumbrado, pelos visitantes, ao nascer do dia.
Assim, se isto continua como está, seria bom que houvesse mais intervenção e menos aproveitamento de um lugar degradado e abandonado, cuja população residente até vê alguma esperança no projecto, mas que ficará cada vez mais desiludida com o arrastamento daquela situação.
Espero que se inicie a dita intervenção e requalificação do projecto "RIO" o mais rapidamente e que esta povoação não seja mais uma vítima dos chamados "jogos das eleições".



* Estudante de Geografia na Faculdade de Letras do Porto e natural de Silvares