Carlos Pinto e José Pereira Lopes num dos stands, durante a inauguração da Covifeira
Covifeira e Feira de São Tiago
Comércio e cultura durante esta semana

Covifeira e Feira de Santiago abriram as portas este sábado, prometendo uma semana de animação na cidade. Pela primeira vez em simultâneo, apostam na qualidade e nos espectáculos.


Ana Maria Fonseca


Este ano em simultâneo, Feira de São Tiago e Covifeira animam a Covilhã e trazem milhares de visitantes a esta zona da cidade.
A Feira de S. Tiago, conta quase com seis séculos de existência, e pode ser visitada na Avenida Infante D. Henrique, numa área de 20 mil m2 onde se encontram 100 comerciantes, representando os mais variados produtos.
Na Covifeira, situada dentro e fora do Pavilhão da ANIL, há mais de 50 expositores, entre os quais estão várias associações da cidade e da região. O certame foi inaugurado na tarde do passado sábado, 20, pelo presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, e contou com a presença do Governador Civil de Castelo Branco, José Pereira Lopes.
José Alberto Robalo, presidente da ANIL, espera receber entre 40 e 50 mil pessoas durante estes dias.
Esta é uma mostra diferente porque decorre em simultâneo com a feira de São Tiago, situação que agrada ao presidente da ANIL porque, salienta, "uma vai-se complementando com a outra e isso é do interesse das duas feiras". De todas as que se realizam durante o ano na ANIL, "esta é a mais forte, também devido ao cartaz de espectáculos, uma parte cultural que a acompanha", considera.
Suzete Mota Veiga é presidente da LICRASE, uma associação que representa e promove o cão da Serra da Estrela, com sede em Gouveia.
Pela primeira vez na Covifeira, Suzete diz que é importante esta presença no sentido de divulgar uma raça "da região que é conhecida em todo o mundo. Só em Portugal há cerca de cinco mil cães inscritos, é uma das raças mais populares no nosso País", refere.
Também Carlos Andrade está pela primeira vez na Covifeira. Proprietário de uma empresa de produtos naturais transformados de abelhas, ouviu falar " bastante bem da feira e da zona e, por isso vim confirmar a receptividade aos produtos e à feira", afirma e acrescenta não ter duvidas que a feira é de qualidade, uma vez que "há muito cuidado na apresentação e algum rigor na organização, o que significa que são bons indicadores", salienta.

Novo pavilhão pode albergar Covifeira 2003

O stand da UBI
Outro estreante nesta exposição é o exército. Carlos Godinho, primeiro sargento, diz que este stand decorre de outras actividades que têm sido levadas a cabo nas escolas secundárias da Covilhã, no sentido de angariar jovens para o regime de voluntariado com possibilidade de contrato. Os objectivos passam também por "tentar mudar a nossa imagem porque parece que há uma certa fobia à farda do exército", diz, mas acrescenta "estamos optimistas em relação aos dias que aí vêm".
Este é também um certame rico em animação cultural.
Proyeto Latino, Micaela e Tom Hamilton e Mário Gil já actuaram nas noites de sábado, domingo e segunda feira respectivamente. No decorrer desta semana sobem ao palco hoje, terça feira, Canta Bahia, amanhã quarta feira, Tony Carreira, quinta feira, Tributo a Eric Clapton, sexta e sábado, o concurso Covilhã Rock [ver notícia] e no domingo, João Braga. Todos os concertos têm início às 21h30, excepto o concurso Covilhã Rock, cujas bandas actuam a partir das 21 horas.
A entrada para visitar Covifeira e espectáculos custa 2 euros e só para a parte de exposição 1 euro. Idosos e estudantes têm desconto de 50 por cento.
Para o presidente da autarquia da Covilhã, Carlos Pinto, esta é uma feira
"consolidada, cada vez com maior número de expositores, com grande qualidade e grande capatação para um cada vez maior número de visitantes", refere. Este aumento justifica, no seu entender "a duplicação do espaço e tentativa de um crescimento anual sectorial que afirme este certame como um dos mais importantes que se realiza no interior do País", defende.
Destacando a "qualidade das empresas e dos expositores" e a "novidade de alguns produtos", o autarca espera que, no próximo ano o certame possa realizar-se já no novo pavilhão cujo concurso público para a sua execução deverá ser lançado até ao final do ano.