O casais, após a cerimónia religiosa que teve lugar na Igreja da Misericórdia
Noivos de São Tiago
Dez casais realizam sonho

Pelo segundo ano consecutivo e sob a benção de São Tiago, dez casais deram o nó com o apoio da Câmara Municipal e de alguns comerciantes da cidade. Uma cerimónia onde transpareceu a felicidade dos noivos e que atraiu muitos covilhanenses ao Pelourinho.


Por Ana Maria Fonseca


Dez casais deram o nó na tarde do passado sábado, sob o olhar de algumas centenas de covilhanenses que fizeram questão de ver passar os noivos. Sob a benção do padroeiro da cidade, ajudados pela Câmara da Covilhã e por alguns comerciantes da cidade os casais viram um sonho tornar-se realidade. A cerimónia decorreu pelas 15 horas, na Igreja da Misericórdia, depois de as noivas terem sido recebidas pelo autarca da cidade, Carlos Pinto, no Salão Nobre, onde este lhes desejou as maiores felicidades.

Sónia e Paulo têm ambos 19 anos. Ele ainda está na tropa e ela frequenta um curso de cozinha. São um dos 10 casais que participaram nos Noivos de São Tiago e que, de outra forma, não poderiam ter uma cerimónia como esta.
Também o irmão de Paulo casou na edição do ano passado desta iniciativa, por isso, Sónia e Paulo que namoravam há meio ano, não quiseram perder a oportunidade de dar o nó.

As noivas foram recebidas no Salão Nobre da Câmara da Covilhã

Para todos esta foi uma oportunidade que caiu do céu. Tal como a Sónia e o Paulo, os dez casais que deram o nó viveram um dos dias mais felizes das suas vidas.
Além de Sónia e Paulo, Vasco e Natália, Pedro e Marisa, Nuno e Sandra, Humberto e Rosário, Carla e Bruno, José e Sara, Jorge e Alexandra, Teresa e João e Nuno e Lucinda casaram nesta cerimónia que também foi da cidade.
Maria do Rosário Rocha, vereadora com o pelouro da Acção Social salienta o carácter social do evento. "É importante ajudar estes casais que sonharam poder ter um dia como este e que de outra maneira não o poderiam concretizar", refere.

Iniciativa vai continuar

As noivas a caminho da Igreja da Misericórdia, sob o olhar atento dos populares que se juntaram no Pelourinho

40 anos depois, Nazaré Frexes desceu a Serra onde passava férias para recordar o dia em que também ela realizou um sonho e ver os noivas de São Tiago. Em 1962 casava sob a benção do padroeiro numa cerimónia onde se uniram quatro casais. Nazaré lamenta que a iniciativa não tenha continuado na altura porque ontem, como hoje, ajudava casais carenciados a concretizar um desejo.


O casal Sandra e Nuno diz o sim

Garantindo a continuação do evento, Carlos Pinto assegura que "enquanto for presidente da Câmara esta cerimónia terá lugar todos os anos". A iniciativa conta com a contribuição de vários comerciantes da cidade mas, para o autarca, "o ideal seria conseguirmos realizar esta cerimónia completamente oferecida pela cidade".

Para o ano a cerimónia deve realizar-se também no centro da cidade, uma vez que "facilita a vida a todos aqueles que quiseram assistir".
Os noivos de São Tiago custaram à Câmara da Covilhã cerca de dois mil contos, totalizando com as ofertas dos comerciantes quase quatro mil contos.