Por Catarina Rodrigues


Uma mostra de artes marcada pela originalidade do seu autor

Vários elementos da natureza marcaram presença na exposição "Segmentos" de José Fernandes Alexandre que esteve patente na Biblioteca Municipal até ao dia 19 de Julho. Troncos, raízes e folhas foram alguns dos materiais utilizados pelo artista para a elaboração das esculturas. Uma exposição diferente que segundo o autor atraiu cerca de 30 pessoas por dia. Este número deixou o artista satisfeito já que se realizou numa época de férias.
O objectivo principal da mostra foi, para José Alexandre, "criar uma interactividade entre o público e o trabalho exposto". O artista plástico tem uma preocupação contínua com o meio ambiente, bem visível nos seus trabalhos. Considera que "deve existir uma maior sensibilização para factores como a reciclagem". Por isso José Alexandre utiliza também material normalmente considerado lixo para a criação de obras de arte. No final gosta de apreciar a reacção do público.
O escultor é natural da Erada. Viveu em Lagos, Beja e Lisboa mas afirma que a cidade onde tem maior dificuldade em se integrar é na Covilhã. "As autarquias têm uma função muito importante na divulgação e apoio aos eventos culturais", salienta e conclui que "nem toda a gente tem acesso à arte que acaba por se tornar elitista".
José Alexandre tem agendadas várias exposições em diversos pontos do país. Vai estar presente na "Ambientar-te", 2º Bienal de Escultura de Leiria. Uma iniciativa da Câmara Municipal daquela cidade que no ano 2000 lhe atribuiu uma menção honrosa. O artista plástico continuará a apostar na utilização de materiais reciclados.