O objectivo da Casa do Povo é a preservação da identidade cultural da vila
Paul
Cantares da vila em triplo CD e livro

Os cantares que caracterizam a vila do Paul vão ser editados em CD e livro, no mês de Novembro. A iniciativa é da Casa do Povo e encontra-se em fase de conclusão.


João Cunha
NC/Urbi et Orbi


Uma colectânea de CD's, com canções religiosas, trabalho e de roda e ainda um livro sobre os cantares do Paul, vão ser lançadas em Novembro. A iniciativa inédita, promovida pela Casa do Povo da freguesia, encontra-se na fase final e desde o início deste ano que mais de 20 paulenses se reúnem, semanalmente, com o objectivo de preparar a gravação de um triplo CD de Cantares do Paul, onde vão estar em foco as mais emblemáticas músicas do cancioneiro local. Segundo o director técnico, José Luís Adriano, os trabalhos decorrem a bom ritmo. "O balanço do trabalho é francamente positivo, excedendo mesmo as expectativas. Já gravámos as canções religiosas dentro da Igreja Matriz, que tem uma acústica excelente, bem como as de trabalho", declara José Luís Adriano. Neste momento, o grupo de cantores grava as canções de roda. A colectânea é composta por três CD's com uma duração aproximada de uma hora cada, cabendo às canções de roda a maior fatia com cerca de 30 músicas, enquanto que as de trabalho ascendem a 15 e as religiosas 20.
Para Leonor Narciso, presidente da Casa do Povo do Paul, este projecto é o concretizar de um objectivo há muito perseguido. "A Casa do Povo cumpre, assim, um dos seus grandes desígnios: preservar a identidade cultural da vila e deixar um legado para as gerações vindouras". "A consciencialização colectiva de que é necessário salvar um património que a memória construiu e transportou ao longo de muitas gerações, mas que se está a esvaziar paulatinamente. É uma das razões da fundamentação deste projecto", acrescenta, por seu turno, o mentor e executor técnico.
O lançamento do livro e do triplo CD, previsto para Novembro, vai ter lugar no Teatro-Cine da Covilhã e conta com a actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul. A data fica ainda marcada com a exposição fotográfica sobre os temos tratrados na colectânea dos CD's e no livro.