Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


Em Lavacolhos, no dia 23, haverá um encontro de bombos

A IV Semana Cultural das Terras do Xisto está à porta. É já a partir deste domingo, 21, até sábado, 27, que as localidades do Pinhal Interior, no concelho do Fundão, vão mostrar o que de mais tradicional têm. A festa, organizada pela Pinus Verde- Associação de Desenvolvimento Integrado da Floresta, em parceria com vários actores locais, vai dar às gentes do Pinhal e também aqueles que aí se deslocam, a oportunidade de apreciar toda uma mostra cultural de excelência. O cenário não podia ser melhor e a natureza é a parceira ideal para dar a conhecer diferentes formas e expressões de arte, desde as tradicionais às mais modernas e experimentalistas. Desde ateliers de pífaros, bombos, canoagem, rappel, yoga, fotografia, danças do mundo, passando pela astronomia, escrita maldita, front page (internet) a tantos outros temas, os interessados têm uma única dificuldade, que é escolher.
De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal do Fundão, esta edição "não vai fugir ao figurino das anteriores". Carlos São Martinho diz que chegou a vez de outras localidades integrarem a iniciativa, como é o caso de Janeiro de Cima, escolhido para o culminar de todos os festejos da IV Semana, no sábado, 27, com a recriação da barca pública que atravessava as duas margens do rio, ligando Pampilhosa da Serra ao Fundão, onde o grupo britânico de percursão, "Weapons of Sound", vai tornar o espectáculo inesquecível. Já Paulo Fernandes, vereador com o pelouro da Cultura, além de assegurar que este programa "é do ponto de vista do espectáculo, o mais consistente", justifica a intervenção mais directa da Câmara Municipal com o facto de esta "ter agora mais capacidade de produzir e gerar acontecimentos". Daí a edilidade participar com 20 dos 35 mil euros que vai custar esta quarta edição. Da parte da entidade organizadora, a Pinus Verde, há a certeza de que esta "é a mais ambiciosa de todas as semanas". Bruno Ramos, um dos dinamizadores, salienta que para além desta iniciativa mostrar o trabalho desenvolvido pela Associação, "é particularmente importante para a sobrevivência de determinadas tradições tão arreigadas nestas localidades".
Do vasto programa da IV Semana, destaque para o Encontro de Bombos de Lavacolhos, no dia 23, na Casa do Bombo - Escola Primária local, pelas 21 horas. A festa começa com uma arruada às escuras, tal e qual a tradição, pelas ruas da freguesia. O desfile culmina com o encontro dos 100 bombos, 10 pífaros e outros músicos numa peça musical ensaiada de propósito para o efeito junto ao palco onde o grupo "Pedra d'Hera" está pronto para continuar com o espectáculo. Do programa, apresentado publicamente na última segunda-feira, 15, na sede do Clube Desportivo de Silvares, constam também "A Linhar", um espectáculo criado pelo Laboratório de Criação de Espectáculos (LACE), a partir das canções e dos trabalhos do ciclo de linho, que tem lugar na Igreja de Silvares, dia 25, a partir das 22 horas. O teatro e animação de rua também não faltam, bem como a feira de artesanato e produtos locais e as tasquinhas. O ambiente, garante a organização, é mágico e por isso propício a "ser e sentir muito de tudo durante uma semana".