O concelho de Seia, na Serra da Estrela, também sofreu com os incêndios florestais
Concelhos do Sabugal, Seia, Gouveia, Fornos, Pinhel, Foz Côa e Guarda afectados
Distrito em chamas

O distrito da Guarda foi um dos que, a nível nacional, mais foi afectado pelos vários incêndios que deflagraram durante a semana em Portugal. Houve, inclusive, estradas que foram cortadas ao trânsito.


NC/Urbi et Orbi


O distrito da Guarda esteve em chamas esta semana. De facto, foram muitos os concelhos que foram afectadas por incêndios desde segunda-feira, altura em que no concelho do Sabugal deflagrou um fogo em Moita. Neste sinistro, em que houve dificuldades no combate às chamas devido à grande densidade florestal e à carência de pontos de água, estiveram 44 homens, com o apoio de 11 viaturas dos bombeiros do Sabugal, Gonçalo, Pinhel, Almeida, Penamacor e Manteigas. Também na segunda-feira houve incêndios no concelho de Pinhel e Vila Nova de Foz Côa.
Também no dia 15 foi dado como extinto o fogo em Mangualde da Serra (Gouveia), que tinha deflagrado no fim-de-semana. Segundo o comandante dos bombeiros de Gouveia, Ângelo Gomes, em decalarações à Lusa, cerca de 80 hectares de mato foram devastados. No combate às chamas estiveram 51 efectivos e 11 viaturas de várias corporações, auxiliados por um helicóptero do Centro de Meios Aéreos de Seia.
Na terça-feira, 16, foi a vez de um incêndio de grandes proporções começar nas proximidades de Sant'Ana da Azinha, concelho da Guarda, que foi combatido por 36 bombeiros e oito viaturas. Também perto de Castanheira, concelho da Guarda, 20 bombeiros e quatro carros estiveram no combate a um fogo em mata. Nesse mesmo dia eram dados como extintos os incêndios em Santa Marinha (Seia) e Moita (Sabugal). Já na quarta feira, 17, o fogo que tinha deflagrado na véspera no Tintinolho, concelho da Guarda, continuava a lavrar com intensidade, não sendo possível até ao fecho desta edição confirmar se o mesmo estava ou não extinto. Este incêndio chegou mesmo a obrigar ao corte da estrada nacional 16, que liga a cidade egitaniense a Celorico da Beira. Neste mesmo dia, um outro incêndio deflagrava em Fornos de Algodres.