Por Catarina Rodrigues



Elza Chambel, Alta Comissária Nacional dos Projectos de Luta contra a Pobreza visitou o projecto "Pessoa Mais", em Belmonte

José Miguel tem 4 anos e uma atrofia espinhal que o obriga a movimentar-se numa cadeira de rodas. A família que passa por algumas dificuldades económicas beneficiou da ajuda do projecto de Luta contra a pobreza "Pessoa Mais" do concelho de Belmonte. A iniciativa está no terreno desde os fins do ano 2000 e vai continuar até 2003. Mais de um ano de trabalho e de ajuda a quem mais precisa analisado por Elza Chambel, Alta Comissária Nacional dos Projectos de Luta contra a Pobreza que na passada quarta feira, 17, se deslocou a Belmonte. O objectivo da referida visita foi apreciar os resultados conseguidos com as diversas actividades desenvolvidas.
No projecto que actua em várias frentes, a habitação tem sido uma das principais áreas de intervenção. O caso de José Miguel é um exemplo disso mesmo. As obras feitas na casa onde vive esta criança permitem-lhe uma mobilidade que antes não tinha. Também José Rocha Fernandes, sem abrigo durante três anos, vive agora numa casa, arrendada em condições especiais graças ao "Pessoa Mais" e à solidariedade de particulares que acabaram por se envolver no projecto. Para Elza Chambel "o trabalho no local contribui para a formação de uma vida melhor em função das necessidades reais". A Alta Comissária acrescenta que "quando surge um problema numa localidade como Belmonte é muito difícil ficar à espera que um organismo central o venha resolver".
O trabalho desenvolvido pelo Banco Alimentar Contra a Fome merece um lugar de destaque por parte de Elza Chambel. No início o Banco Alimentar apoiava 13 famílias permanentemente. Agora apoia 34. Esta mudança de estatísticas deve-se segundo Manuel Marques, chefe do projecto, "à crise económica e do trabalho que o concelho de Belmonte atravessa". Apesar da iniciativa não ter capacidade para criar emprego pode ajudar as famílias mais carenciadas com as técnica e meios de que dispõe.


José Miguel recebeu apoio por parte do projecto "Pessoa Mais"



"Existe mais pobreza do que muita gente pensa"

Inicialmente foram muitas as dificuldades que a equipa do projecto "Pessoa Mais" teve de enfrentar. A visita da Alta Comissária faz com que Manuel Marques se sinta "vaidoso por mostrar o que se conseguiu fazer com a ajuda de parceiros e voluntários". O projecto conta com verbas atribuídas pelo Ministério do Trabalho e Segurança Social e com a Câmara Municipal de Belmonte como entidade promotora .O Centro de Apoio Social das Maçainhas é a entidade gestora. O apoio dado por empresas e indivíduos particulares é fundamental.
O chefe do projecto alerta para o facto de existir "mais pobreza do que muita gente pensa" e frisa que "a tendência é para o aumento das necessidades". O encerramento de várias confecções só vem agravar a crise. O projecto "Pessoa Mais" pretende continuar a prestar apoio a quem mais necessita. Elza Chambel gostou do que viu e manifestou o desejo de que depois de 2003 se continuem a desenvolver este tipo de actividades.

 



Trabalhar para ajudar



No mesmo dia em que a Alta Comissária Nacional dos Projectos de Luta Contra a Pobreza visitou Belmonte, foi inaugurada uma exposição de bordados tradicionais na Galeria de Arte do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral. Elza Chambel considera que a mostra "é a base de uma rede de solidariedade entre mulheres para a recuperação de artesanato tradicional". Peças antigas recuperadas misturam-se com rendas e bordados recentes. As autoras dos trabalhos expostos sentem-se gratificadas pelo que fazem e posteriormente têm oportunidade de vender as peças feitas ou recuperadas por elas próprias. A solidariedade é sempre um factor considerado e o objectivo é ajudar quem mais precisa. A exposição ainda pode ser vista no próximo fim-de-semana., dias 27 e 28 de Julho.