Depois de uma luta de vários anos
Polícia já tem Sindicato

Por Catarina Rodrigues


No passado dia 16 de Julho foi aprovada a conversão da Associação de Profissionais de Polícia de Segurança Pública (APP/PSP) em Sindicato. No Parlamento houve uma convergência de ideias no que respeita a esta matéria e por unanimidade foi alterada a legislação que permite agora a existência de sindicalismo na polícia.
A aprovação deste sindicato é uma aspiração de todos os profissionais da PSP com mais de 20 anos. Leonel Silva, representante da delegação da APP/PSP da Covilhã mostra-se satisfeito com a decisão e salienta que "agora é possível mudar muita coisa". A existência do sindicato vai permitir uma participação mais activa na luta referente aos salários e às carreiras da polícia. A própria organização vai exigir uma maior profissionalização dos seus elementos.
O sindicato vai adquirir personalidade jurídica após o registo e publicação dos Estatutos no Boletim de Trabalho. Leonel Silva espera que esta situação seja regularizada nos próximos meses. A APP/PSP passará nessa altura a designar-se SPP/PSP (Sindicato dos Profissionais de Polícia de Segurança Pública).