"Leader +" pretende garantir o desenvolvimento regional
Criação da marca "Cova da Beira" é uma prioridade

Quiosques que vendam a marca "Cova da Beira" é um dos objectivos do "Leader +". O Plano de Desenvolvimento Local prevê ainda a preservação do património e a criação de infra-estruturas. O distrito de Castelo Branco é a zona de intervenção do programa.

Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi


Promover o acesso massificado à informação, valorizar a produção local de artigos regionais e artesanais e preservar o património e o ambiente rural são alguns dos objectivos do Programa "Leader +", que nasceu "porque os outros programas não preenchiam pequenos investimentos no mundo rural", explica Carlos Pinto, presidente da direcção da RUDE, Associação de Desenvolvimento Rural.
O programa foi apresentado na sede desta associação na passada segunda feira, 22. Os principais destinatários são as autarquias locais, as empresas, as pessoas em nome individual, as colectividades e associações sectoriais e as associações de desenvolvimento local. Os concelhos abrangidos são Belmonte, a Covilhã e Fundão.
O investimento total do "Leader +" é comparticipado pela Comunidade Europeia (CE), pelo Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas e pelo investimento próprio dos interessados.
No que diz respeito às infra-estruturas, o "Leader +" prevê a criação de uma rede de quiosques multimédia, estrategicamente localizados no Território de Intervenção (TI), ou seja, em freguesias que possam assim usufruir de uma dupla função: a consulta e prestação de serviços inseridos na rede de quiosques e a consulta externa da Internet. O Programa prevê ainda a criação de infra-estruturas desportivas, de lazer e de cultura. A recuperação do património edificado e a preservação do ambiente dos centros rurais são também objectivos do Programa de Desenvolvimento Local.
"Apostar na promoção das marcas e na criação de produtos e marcas de origem" é a ideia central das lojas "Cova da Beira", explica Carlos Pinto. Implantar pequenos estabelecimentos e quiosques que vendam produtos com a marca "Cova da Beira" faz também parte do Programa "Leader +".
A Universidade da Beira Interior (UBI) vai também assumir um papel importante neste programa. A criação e implementação de unidades de certificação em articulação com a UBI "vai aumentar a garantia de qualidade dos produtos originários desta zona", garante o presidente da direcção da RUDE.
Todos os processos de candidatura ao projecto devem ser apresentados na sede da RUDE. A aprovação das candidaturas tem o dia 31 de Dezembro de 2006 como prazo limite e a execução dos projectos vai até 30 de Setembro de 2008.