Por Catarina Rodrigues


José Manso relacionou evolução tecnológica com a energia e a economia

"Funções de Produção, Energia e Evolução Tecnológica" foi o tema apresentado na lição de síntese de José Ramos Pires Manso no âmbito das suas provas de agregação que se realizaram nos dias 25 e 26 de Julho. O objectivo principal do professor associado do Departamento de Gestão e Economia da UBI foi estudar a evolução tecnológica em Portugal entre 1973 e 1995.
José Manso fez um apanhado geral das várias funções de produção e da forma como é tratada a questão da energia no nosso país. Apresentou uma abordagem teórica sobre o progresso tecnológico e terminou com uma aplicação empírica à realidade portuguesa após a crise energética de 1973. Os resultados do estudo traduzem, segundo o professor "algumas conclusões interessantes".
Nos últimos anos, verificou-se uma tendência para consumir menos energia devido ao facto de se tratar de um bem muito dispendioso. Por outro lado, José Manso concluiu que a mão de obra em Portugal já não é tão barata como parecia. "Só assim se explica a deslocação de muitas empresas para o Leste Europeu", salienta. O docente explica que a tecnologia usada em Portugal nos últimos anos poupou mão de obra. Ao mesmo tempo foi investido mais capital em equipamentos devido à descida das taxas de juro.
A apresentação e discussão da lição síntese decorreu no dia 26 e teve como arguente Álvaro Gonçalves Martins Monteiro. No dia anterior foi feita a apreciação em separado do curriculum vitae do candidato e do relatório para a disciplina de "Economia da Energia" pelos professores Abel Fernandes e Maria Isabel Soares.
José Manso foi aprovado por unanimidade. O docente vai aproveitar a oportunidade para publicar o trabalho numa revista internacional já que considera "importante divulgar o papel da tecnologia na economia portuguesa".