António Fidalgo

Pontos fortes e protesto


Sucede em todo o mundo e está também a suceder em Portugal. As universidades vão começar a distinguir-se pelos seus pontos fortes. A Universidade de Yale nos Estados Unidos tem na sua Faculdade de Direito (Law School) um dos seus pontos fortes, Princeton pontifica na Física, o MIT nas engenharias, e em Portugal temos a Universidade Nova de Lisboa com uma reconhecida Faculdade de Economia, a de Coimbra com a conceituada Faculdade de Direito, Aveiro com um bom grupo de telecomunicações e o Minho destaca-se com uma informática forte.
E a UBI? Qual o seu ponto forte? Poderia ser o têxtil, mas infelizmente não é uma área em que possa haver uma grande afirmação científica e académica. Provavelmente a área da imagem, audiovisual e cinema, é aquela em que a UBI goza já de algum avanço em relação às outras universidades portuguesas: existem pessoas dedicadas a esta área de estudo, há técnicos competentes e empenhados, há equipamentos e, o mais importante, a serem utilizados intensivamente.
O protesto do Senado da UBI contra a não abertura de vagas na nova Licenciatura em Cinema justifica-se na exacta medida em que a decisão do Sr. Ministro do Ensino Superior e da Ciência é um sério revés na construção de um ponto forte na UBI e pelo qual a UBI se pode distinguir no ensino universitário em Portugal.