Por Catarina Rodrigues


Hélio Fazendeiro não poupou críticas ao Governo

A Federação Distrital de Castelo Branco da Juventude Socialista exige a reposição do crédito bonificado à habitação. Para conseguir que esse objectivo seja alcançado foi lançada, no dia 30 de Julho, uma campanha nacional conjunta entre o PS e a Juventude Socialista. A iniciativa visa a recolha de 100 mil assinaturas que serão entregues na Assembleia da República.
Hélio Fazendeiro, presidente da Federação Distrital afirma que "o governo mentiu aos portugueses e adoptou uma política contra os jovens". O fim do crédito bonificado é para o dirigente "uma medida drástica que nunca foi anunciada na campanha eleitoral".
Segundo a Juventude Socialista do distrito esta situação afecta principalmente as regiões do interior do país. O crédito bonificado era um incentivo para que estudantes e profissionais deslocados acabassem por se fixar na região e contribuíssem para o seu desenvolvimento.
Hélio Fazendeiro aponta o combate à fraude, a fiscalização e o rigor na atribuição deste tipo de créditos como as medidas que devem ser tomadas. O presidente da Federação distrital salienta que o fim do crédito bonificado vai "aprofundar a potencial crise na construção civil que ao entrar em recessão vai arrastar consigo outros mercados".
A partir de 30 de Setembro, data apontada para o fim definitivo do crédito bonificado, Portugal será o único país da União Europeia que não terá qualquer incentivo ou programa de apoio para os jovens adquirirem a sua primeira habitação.
A campanha nacional promovida pelo PS e JS pretende mobilizar os portugueses em especial a população do interior de forma a conseguir que o Governo recue nesta matéria e seja reposto o crédito bonificado.
Hélio Fazendeiro aproveitou o lançamento da campanha para anunciar a antecipação da Convenção Distrital da JS que vai realizar-se em Outubro, ou seja, meio ano antes do que estava previsto. Segundo o presidente da Federação "é necessário definir a estratégia de futuro agora como oposição".