Na terça feira, 30, o Hospital Cova da Beira foi ameaçado pelas chamas
Bombeiros sem mãos a medir
Beira Interior a arder

As várias corporações de Bombeiros da Beira Interior não têm tido mãos a medir, tantos têm sido os incêndios esta semana. Castelo Branco, Guarda, Belmonte, Fundão e Covilhã têm sido afectadas. No meio deste "filme", já foram detidos incendiários e morreu um piloto de um avião.

Por João Alves
NC/Urbi et Orbi


Este ano ainda não tinha havido memória de uma semana tão negra para as corporações de bombeiros da Beira Interior. De facto, as chamas têm atacado sem cessar vários concelhos, fazendo arder hectares de floresta e ameaçando inclusive pessoas e casas.
Na quinta-feira, 25, Unhais da Serra (Covilhã) viu uma vasta área de mato arder num fogo combatido por 20 homens de três corporações de bombeiros, apoiados por quatro viaturas e um helicóptero. No distrito de Castelo Branco deflagravam ainda fogos na Soalheira, Silvares e Aldeia do Bispo. O primeiro foi combatido por 25 bombeiros, apoiados por cinco viaturas. Em Aldeia do Bispo 14 bombeiros e três viaturas atacavam as chamas. Mas em Sernache é que as coisas estavam piores. Um fogo de grandes proporções ceifava mato e floresta, e no combate às chamas, um avião despenhava-se em Vila de Rei, originando a morte ao seu piloto, natural de Amarante. O avião tinha saído da pistas das Moitas, em Proença-a-Nova. No dia anterior, quarta-feira, uma mulher de 74 anos era detida na Sertã, suspeita da autoria de vários incêndios naquela zona.

Presumível incendiário em Casa de Saúde Mental

No domingo, 28, um incêndio de grandes proporções no Barracão (Guarda) ameaçava casas e quintas daquela zona. Cerca de 20 homens e cinco viaturas combatiam as chamas, mas o calor e o vento dificultavam a tarefa dos bombeiros. No Sabugal, em Badamalos, três corporações também tinham que fazer. No Barracão o fogo ficou circunscrito perto das 18 horas, bem como o de Badamalos. Em Belmonte, na madrugada de domingo, um fogo deflagrava, mas a GNR apanhava o presumível autor do sinistro, um indivíduo de 35 anos. Este, levado a Tribunal, foi considerado ininputável e internado no Centro de Saúde Mental da Covilhã. Na segunda-feira, no concelho da Covilhã, perto de Ourondo, 12 bombeiros combatia as chamas , bem como no Sarzedo. Mas foi em Silvares (Fundão) que a situação esteve mais "negra". Várias casas, barracões e terrenos agrícolas estiveram ameaçados. 55 homens, 15 viaturas, ajudados por dois aviões pesados e dois ligeiros, bem como por retroescavadoras da Câmara do Fundão estiveram envolvidas no combate às chamas.
Na terça-feira, 30 foi a vez da localidade de Maxial, na Sertã, ver um fogo de grandes proporções acabar com grande parte de uma das maiores reservas de pinhos na Europa. Ao todo, cerca de 240 bombeiros, de 40 corporações, combateram o fogo, apoiados por 107 viaturas, três aviões e dois helicópteros. Na Covilhã, junto ao Hospital Cova da Beira, um fogo deflagrava e inclusive, devido à proximidade das chamas, funcionários do hospital e da autarquia ajudavam os "soldados da paz".
De realçar que, segundo dados apresentados pela Direcção Geral de Florestas, Castelo Branco é, até agora, o distrito mais atingido por incêndios florestais, com maior número de área ardida. Em todo o País, já arderam cerca de 18 mil hectares, sendo que 56 por cento dos fogos aconteceram por negligência, 30 por cento foram intencionais e dois por cento resultaram de causas naturais.